QUANTOS SANTOS CANADENSES EXISTEM? – DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS, ELEIÇÕES E LITERATURA NO CANADÁ


Olá, pessoal! Muito obrigada pelas leituras e comentários.
DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS
Amanhã é feriado aqui no Canadá. É Dia de Ação de Graças, um feriado que, de acordo com o que eu li, os canadenses passam em família, assim como o Natal. Os canadenses comemoram o Dia de Ação de Graças um mês antes dos norte-americanos. Arrisco dizer que seja por causa do clima. Os dias estão lindos neste fim de semana. Daqui a um mês, provavelmente estará mais frio. Além disso, também li que esse feriado é muito mais importante para os canadenses que falam francês, tradicionalmente católicos, do que para os que falam inglês, tradicionalmente protestantes.

Foto tirada hoje, em Sherbrooke, Québec.

ELEIÇÕES FEDERAIS NO CANADÁ
Nesta semana, tivemos muitas notícias para comentar. Estava ocorrendo eleições federais no Canadá, ou seja, que vão escolher o líder principal, o primeiro-ministro. O Canadá é uma monarquia parlamentarista, subordinado à rainha da Inglaterra.
Houve dois debates nesta semana, um em inglês na segunda-feira e outro em francês, na quarta. Todos os candidatos participaram dos dois debates. Isso significa que para ser um político no Canadá, é necessário falar, no mínimo, duas línguas fluentemente.


Justin Trudeau, atual primeiro-ministro do Canadá.
O primeiro-ministro Justin Trudeau (que é filho de outro primeiro-ministro) quer ser reeleito. No Canadá, há seis partidos: o partido liberal do Trudeau (que aqui é visto como de esquerda), o partido conservado (direita), o novo partido democrático (extrema direita), o bloco quebequense (acredito que defenda pautas nacionalistas da Província do Québec), partido verde (centro direita) e partido popular (acredito que seja de esquerda). A única candidata mulher é a do Partido Verde, Elizabeth May.


Elizabeth May, candidata pelo Partido Verde.

Como as eleições aqui são feitas em papel, o resultado oficial da contagem de votos está previsto para o dia 21 de outubro à noite. O programa do Hasan Minhaj ajuda a compreender a situação política do Canadá e os desafios que o primeiro-ministro enfrenta para se reeleger. Acredito que, na Netflix, seja possível encontrar o programa com legenda em português. Deixo aqui o link para o programa no Youtube, com legenda em inglês.




MAIS UMA MULHER GANHOU O NOBEL DE LITERATURA: AGORA SOMOS 15
Além disso, outra notícia que preciso comentar é o resultado do Prêmio Nobel de Literatura. A escritora polonesa Olga Tokarczuk é a 15ª mulher a ganhar o Nobel. Eu tenho o compromisso de ler todas as mulheres que ganharam esse prêmio. É um prazer adicionar mais uma à lista. Vocês podem ler os comentários sobre as que eu já li na aba Mulheres & Nobel (canto superior esquerdo) ou clicando aqui. Eu li em alguma matéria que eu não consegui recuperar agora, que Olga luta contra o nacionalismo e contra a ideia de que a Polônia seja um país essencialmente cristão e católico. A escritora passou a usar dreads no cabelo, quando descobriu que as tribos polonesas tinham esse costume antes do advento do cristianismo.



Olga Tokarczuk, ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura em 2018.

QUANTOS SANTOS CANADENSES EXISTEM?
Outra notícia que eu não posso deixar de comentar é a canonização de Irmã Dulce, agora Santa Dulce dos Pobres, a primeira santa genuinamente brasileira. Eu tive a oportunidade de assistir o filme sobre a vida de Irmã Dulce e recomendo fortemente. Todos os brasileiros, independentemente da sua religião, devem conhecer a história dessa mulher. Faz parte da nossa cultura e me dá muito orgulho ser compatriota de irmã Dulce.


Filme sobre Irmã Dulce, super recomendado.

Mas, é lógico, que eu não podia deixar de fazer comparações. Fui pesquisar quantos santos canadenses existem. Segundo a Wikipédia em inglês (link aqui), o Canadá têm oito santos mártires (todos da Província de Ontário, região de língua inglesa), e seis santos que não foram martirizados, sendo quatro mulheres e dois homens, todos da Província de Québec, região de língua francesa. Totalizando, o Canadá tem 14 santos canadenses. A santa que mais chamou a minha atenção foi a Santa Kateri Tekakwitha, uma santa nativa americana, nascida em 1656 e falecida em 1680 (Link em inglês aqui).


Santa Kateri Tekakwitha, santa indígena canadense.

COMO FAZER AMOR COM UM NEGRO SEM SE CANSAR – A LITERATURA NEGRA NO QUÉBEC
Agora vou falar um pouco de literatura, estou lendo o livro Tout ce qu’on ne te dirá pas, Mongo (traduzindo seria Tudo aquilo que não vão te contar, Mongo) do escritor Dany Laferrière. Dany Laferrière é um escritor nascido no Haiti, que mora no Québec há mais de 40 anos. Nesse livro, ele conta toda a sua experiência de imigração a um jovem imigrante imaginário chamado Mongo, que acabou de chegar ao Québec.


Dany Laferrière, foto de Nemo Perier Stefanovitch.

O autor explica que a escolha do nome do personagem, Mongo, é uma homenagem ao escritor camaronês, Mongo Beti (nascido em 1932 e falecido em 2001). Os únicos dois livros dele que eu encontrei traduzidos para o português foram: O Pobre Cristo de Bomba e A França contra a África, regresso aos Camarões.


Obra do autor camaronês Mongo Beti, traduzida para o português.

Dany Laferrière é o primeiro escritor negro a ser aceito na Academia de Letras do Québec. A população negra do Québec é de cerca de 5%. Segundo a Wikipédia, o autor já visitou o Brasil três vezes: em 2006, quando participou da 19ª Bienal do Livro de São Paulo, realizou palestras na UFRGS e colaborou na promoção do filme Rumo ao Sul, baseado em novelas de sua autoria; em 2007, em Salvador, para o congresso da ABECAN (Associação Brasileira de Estudos Canadenses) e, em julho de 2012, na programação da FLIP - Festival Literário de Paraty (RJ). 





Em português, encontrei dois livros do autor: Como fazer Amor com um Negro sem se cansar e País sem Chapéu.



Muito obrigada a você que acompanha o nosso trabalho. Por favor, fique à vontade para deixar seus comentários. Também é possível acompanhar as novidades pela nossa página no Facebook.
BOA SEMANA!
BOAS LEITURAS!

Comentários

  1. Texto maravilhoso!!! Hoje aprendi um pouco mais da literatura, da cultura e da política canadense!!! Não tinha ideia de nenhuma dessas informações, e estou sendo apresentada a um mundo completamente novo!!! Muito obrigada como sempre, minha amiga! ^^

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COMO SABER SE É UMA PESQUISA CIENTÍFICA DE VERDADE?

FERNANDO PESSOA: OUTRA VEZ TE REVEJO... - CLEONICE BERARDINELLI

TOMADA DE DECISÃO PARA PROFISSIONAIS