GUIA DE ALIMENTAÇÃO: BRASIL & CANADÁ


Olá, pessoal.Para este fim de semana, eu planejei falar sobre alimentação no Canadá. Posterguei muito para escrever hoje, porque não é um tema que me motiva. Eu cozinho pouco no Brasil. Mas aqui eu aprendi muito sobre cozinha e alimentação. Agora vamos as minhas descobertas.

Uma das primeiras coisas que chamou minha atenção foi o Guia da Alimentação do Canadá (nas línguas oficiais, Canada’s Food Guide ou Guide Alimentaire Canadien).
O Guia da Alimentação do Canadá é um documento que todos podem baixar gratuitamente na internet (vou deixar o link aqui), que traz orientações oficiais do Governo do Canadá sobre como manter uma alimentação saudável e equilibrada.
Em 2007, esse foi o segundo documento oficial canadense mais baixado na internet (segundo a Wikipédia em inglês, deixo o link aqui). Assisti um programa de humor do Québec chamado Bye-Bye 2019, onde os humoristas faziam piada sobre a edição de 2019 do Guia da Alimentação do Canadá, que cortou radicalmente a recomendação para o consumo de leite. Parece que esse assunto foi muito comentado e gerou um pequeno escândalo, em 2019, entre os canadenses.


Será que antes as empresas de laticínio faziam uma pressão para que o governo recomendasse o consumo de leite? Não sabemos. O fato é que o Guia da Alimentação do Canadá realmente faz parte da vida dos canadenses.
O programa Bye Bye é outro clássico da cultura do Québec, ele está no ar desde 1968. Aliás, como os québécois veem o humor é outro assunto que dá um post à parte. Existem faculdades de humor e é quase impossível que você se torne um humorista sem muitos anos de estudo. Humoristas aqui são heróis.


Se você fala francês, pode assistir os programas por esse aplicativo. Além de Bye Bye, recomendo o programa de humor Infoman.

Também existe uma preocupação muito grande com o politicamente correto. Eu assisti o programa inteiro, nada me chocou. Mas depois a equipe se desculpou por uma parte onde eles criticam uma campanha publicitária. Da maneira que eles fizeram, atacou muito mais o ator da campanha do que a campanha. Foi ofensivo demais para os canadenses. Deixo link para o site do programa Bye Bye 2019 aqui.
O guia é um documento oficial escrito pelo Health Canada (algo como o Ministério da Saúde deles). Ele foi publicado pela primeira vez em 1942 e ele é revisado com uma certa periodicidade.



Fiquei surpresa em descobrir que o Brasil tem um documento semelhante, chama-se Guia Alimentar da População Brasileira (disponível pelo link aqui). Também é feito pelo Ministério da Saúde. A segunda edição é de 2014, a primeira é de 2006. Achei uma série de vídeos no Youtube sobre o guia brasileiro. Ele foi eleito o melhor guia alimentar do mundo.



Muito obrigada a você que acompanha o nosso trabalho. Por favor, fique à vontade para deixar seus comentários. Também é possível acompanhar as novidades pela nossa página no Facebook e no Instagram.


BOA SEMANA!

BOAS LEITURAS!

Comentários

  1. O nosso guia alimentar do Ministério da Saúde é maravilhoso!!! Mas infelizmente tanto aqui quanto no resto do mundo estes órgãos sofrem muita pressão da indústria alimentícia. O nosso guia foi extremamente criticado na época de sua atualização, e ameaçado até de boicote 😔

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Rô. Pelo seu apoio e carinho. Eu vou começar a seguir os dois, o canadense aqui e o brasileiro quando eu for ao Brasil. A alimentação é uma parte fundamental da vida humana. Todos devemos ser amorosos e cuidadosos com a nossa vida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COMO SABER SE É UMA PESQUISA CIENTÍFICA DE VERDADE?

FERNANDO PESSOA: OUTRA VEZ TE REVEJO... - CLEONICE BERARDINELLI

TOMADA DE DECISÃO PARA PROFISSIONAIS