TOMADA DE DECISÃO PARA PROFISSIONAIS

Olá, pessoal. Por algum motivo, quando eu escrevo sobre temas técnicos e científicos, sempre faz mais sucesso. Isso até me surpreende. Nesta semana, aconteceram muitas coisas, um amigo me pediu para ajudá-lo a escolher um carro para comprar, descobri que existe vacina contra tuberculose e algumas pessoas entraram em contato comigo pedindo referências sobre a teoria de tomada de decisão.

Eu repassei a pergunta sobre tomada de decisão para profissionais. Recebi quatro recomendações que considerei muito boas: dois livros, um canal no YouTube e um curso. Infelizmente, só um livro e o canal no YouTube são em português.

O canal recomendado é o ML4U (sigla de Machine Learning for You, Aprendizado de Máquina para Você, link do canal aqui), feito por um professor da USP de São Carlos e um doutorando, sobre Aprendizado de Máquina. O objetivo do canal é levar esse conhecimento (teórico e prático) para as empresas.



De maneira breve, em Inteligência Artificial (IA), a ideia é representar, na máquina (computador), a forma como os humanos pensem. Ou seja, tornar os computadores similares a humanos. Já a Aprendizagem de Máquina (Machine Learning em inglês) é mais focado no que é possível se fazer na prática, com a tecnologia atual. Então, podemos pensar que o Aprendizado de Máquina é um pouco mais modesto. Em resumo, é uma área muito mais preocupada em resolver problemas aplicados.

Para dar um exemplo contextualizado, quero compartilhar este artigo jornalístico sobre as possíveis causas de morte por covid-19 (link aqui). É um bom artigo jornalístico porque ele cita todas as fontes. Entre os estudos, o autor cita que, usando um sistema de IA, Universidade de Ciência e Tecnologia Huazhong em Wuhan selecionou três marcadores que preveem a mortalidade com mais de 10 dias de antecedência em mais de 90% dos casos: a enzima desidrogenase lática (LDH, um sinal de dano ao tecido), Proteína C reativa (PCR-us, um indicador de inflamação) e a contagem de linfócitos.




Retomando IA é uma área mais ampla, Aprendizagem de Máquina é uma área menor dentro de IA. E dentro de Aprendizagem de Máquina, existe uma área que me interessa mais a Deep Learning (Aprendizagem Profunda). Ela diz respeito a oportunidades de aprendizagem profundas com o uso de redes neurais para melhorar as coisas, tais como reconhecimento de fala, visão computacional e processamento de linguagem natural. A Deep Learning é a tecnologia base para ferramentas como o Google Translate (Google Tradutor). Vou deixar aqui um link em português com mais informações e outro link para do curso da Universidade de Stanford aqui (Super recomendado!).

Já vamos passar para os livros. Recebi um livro hoje de um grande amigo meu e me apaixonei: Decision Analysis for the Professional (A Tomada de Decisão para o Professional) de Peter McNamee e John Celona. O livro tem 12 capítulos, dividido em quatro pontos: Tomada de Decisão; Lidando com Problemas Complexos; Tomada de Decisão Corporativa e Tópicos Avançados. O livro tem várias aplicações práticas. Adorei e vou estuda-lo com muito carinho.



Outro livro recomendado é Pesquisa Operacional – 170 Aplicações em Estratégia, Finanças, Logística, Produção, Marketing e Vendas de Emerson C. Colin. Pesquisa Operacional é essencialmente um conjunto de ferramentas para tomada de decisões. Este livro apresenta várias ferramentas, é muito didático e as aplicações são fantásticas. Eu recomendo muito!




Muito obrigada por permitirem que eu compartilhe isso. Querendo saber mais novidades, vocês me acham no Facebook e no Instagram.

BOAS LEITURAS!


Comentários


  1. Tema complexo e maravilhoso!!! Muito obrigada por estas fontes preciosas! <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COMO SABER SE É UMA PESQUISA CIENTÍFICA DE VERDADE?

FERNANDO PESSOA: OUTRA VEZ TE REVEJO... - CLEONICE BERARDINELLI