FINLÂNDIA? COLÔNIA BRASILEIRA, EDUCAÇÃO E DICAS CULTURAIS ONLINE

Boa tarde, pessoal! Mil desculpas por “sumir” por tanto tempo. Estou vivendo um momento de várias transformações na minha vida. Muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. O que eu li nesse período? Eu li quatro livros, mas vou falar apenas de dois. Pois este texto, ficará demasiadamente longo. Terminei de ler Antifrágil – Coisas que se beneficiam com o caos do libanês norte-americano Nassim Nicholas Taleb. É um excelente livro, embora muito longo. Algumas considerações foram desnecessárias para mim. Eu gostei mais da leitura de A Lógica do Cisne Negro – O impacto do altamente improvável, do mesmo autor.

 

PENEDO, RJ – A COLÔNIA FINLANDESA NO BRASIL

 

Depois disso, eu li A Saga de Penedo – A História da colônia finlandesa no Brasil de Eva Hildén. Penedo é um distrito da cidade de Itatiaia, no estado do Rio de Janeiro. Lá foi a primeira e a única colônia finlandesa no Brasil. Quero muito visitar essa colônia histórica, assim que a pandemia passar. Entre os atrativos do local, está a única Casa do Papai Noel oficial, fora da Finlândia.

Um grupo utópico de finlandeses cristãos, vegetarianos e naturalistas se mudaram para lá, antes da Segunda Guerra, com objetivo de criar uma nova civilização. A autora é filha de um dos seguidores do líder e viajou para da Finlândia para o Brasil, pela primeira vez, ainda na infância. Seus pais tiveram um casamento tumultuado. A mãe dela era uma mulher profissional, uma professora competente. E o pai dela era um homem idealista, sonhador, queria embarcar no sonho louco daquela utopia, fazendo toda a família sofrer.


Autobiografia publicada em 1989, de uma das primeiras crianças a mudar para Colônia Finlandesa no Brasil


A mãe voltou várias vezes para Finlândia com os filhos, mas, como o pai ficava infeliz na Finlândia e ela infeliz no Brasil, eles acabavam voltando para o Brasil. Eles tiveram esse vai e vem várias vezes. O irmão mais velho da autora, aos 18 anos, deu um “perdido” na família na hora de ir para o Brasil de novo. Ao invés disso, ele se alistou no Exército e morreu defendendo a Finlândia na Segunda Guerra. No final, a autora se naturalizou no Brasil, fez a vida aqui e foi muito feliz. Os pais dela se separaram, quando ela era adulta. A mãe voltou para a Finlândia e, com mais de 60 anos, encontrou um ex colega de sala, casou-se com ele e teve um casamento feliz por mais de 18 anos. O pai morreu triste, sozinho e deprimido em Penedo. No final, ele se dedicou à pintura e às artes, o que minimizou um pouco a sua dor.

Pessoalmente eu tenho muito medo de casamentos assim. Eu vivi isso com o casamento dos meus pais. Eu me considero uma pessoa muito pragmática e eu tenho “fobia” de homens utópicos e idealistas. Eu não suporto. É um trauma para mim. Não é porque sejam pais ruins, muito pelo contrário, do jeito deles, são excelentes. Mas é uma vida de muito atrito, muita privação material e, até hoje, eu só conheci casos em que foi 100% para nada. Eu também teria feito o que o irmão da autora fez.

Mudando o enfoque, meu interesse pela Finlândia começou quando meu exame de DNA apontou que eu possuo genes finlandeses. Eu conheço várias gerações de toda a História da minha família e não consigo explicar de onde eles vieram. Infelizmente também não podem ter vindo da Colônia Finlandesa em Penedo, pois as datas não batem.

 

A EDUCAÇÃO NA FINLÂNDIA

 

A Finlândia saiu na mídia como o primeiro país do mundo a abolir as disciplinas escolares. Infelizmente isso não é verdade e já foi desmentido pelo Governo Finlandês (clique aqui). O país tem, sim, um dos melhores sistemas educacionais do mundo e o aprendizado se dá por meio multidisciplinar e por meio do estudo de caso, mesmo para as séries mais básicas. No entanto, as disciplinas não foram abolidas completamente, como saiu na mídia internacional.


Imagem retirada do site PixaBay.


 

CONHEÇA FINLÂNDIA NESTA QUARENTENA

 

Eu entrei no site da Embaixada da Finlândia e me cadastrei para receber as notícias culturais durante a quarentena (é só mandar um e-mail para bra.cultural@formin.fi, que eles enviam as novidades culturais do país, todo dia 10, 20 e 30 de cada mês, mais informações aqui).

Já recebi 30 dicas culturais finlandesas interessantes e gratuitas (sempre três por e-mail), entre elas destaco cinco (todas as imagens foram retiradas do próprio e-mail da Embaixada da Finlândia):

 

1.   Um voo pela história

 

O Museu da Força Aérea Finlandesa ganhou um tour virtual 360º! Você pode passear pela história nacional da aviação desde o seu início até os dias atuais, vendo de perto - e no seu tempo - os diversos modelos usados ao longo dos últimos séculos (link aqui).




 

2.    Sabores da Finlândia

 

Que tal aproveitar o fim de semana para tentar algo novo na cozinha? Clique neste link e responda às perguntas. O novo (e inteligente) gerador de receitas finlandesas vai indicar um prato especialmente para você, com base nas suas respostas!

 




3.   Você conhece nossas músicas?


Finnish songs everyone should know é uma playlist do Spotify que, como diz o nome, contém músicas finlandesas que todo mundo deveria conhecer. São 3h30min de imersão na cultura musical da Finlândia, incluindo gêneros e estilos diferentes (link aqui).

 




4.   Olavinlinna de portas abertas

 

O imponente Castelo Olavinlinna, localizado em Savonlinna, agora pode ser visitado de qualquer parte do mundo! O tour virtual explora a bela e impressionante construção do século 15, que é uma das mais importantes da Finlândia (link aqui).




 

5.   Ah, o verão na Carélia...

 

O tour virtual Koli Summer 360º oferece vistas incríveis das montanhas, florestas, ilhas e lagos de Koli - tudo isso na estação mais esperada do ano! Não perca esta visita panorâmica de um dos lugares mais belos da Finlândia (link aqui)!



A Embaixada da Finlândia também está em todas as redes sociais. Vale a pena seguir! 


CURSO GRATUITO PARA PROFESSORES ONLINE


Para terminar, quero deixar uma recomendação para quem tem o desafio de preparar aulas online, eu quero recomendar o curso gratuito da Sapium School 2.0. (link aqui). Achei muito fácil de entender e muito prático. Em breve, vou aceitar o desafio de fazer vídeos também.


Muito obrigada a vocês, que estão comigo há tanto tempo e que chegaram agora. Vocês me dão muita força!

 

BOAS LEITURAS E UMA ÓTIMA SEMANA!

Comentários

  1. Eu sempre tive vontade de ir para a Finlândia!!! Depois do seu texto estou com mais vontade ainda de ir hehehe ❤️

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COMO SABER SE É UMA PESQUISA CIENTÍFICA DE VERDADE?

FERNANDO PESSOA: OUTRA VEZ TE REVEJO... - CLEONICE BERARDINELLI

TOMADA DE DECISÃO PARA PROFISSIONAIS