NOTAS DE OUTUBRO

Outubro, além de ser associado ao Outubro Rosa, conhecida campanha de conscientização das mulheres e da sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama (feminino1 e masculino2), também é um mês marcado por grandes eventos literários internacionais: o Prêmio Nobel de Literatura e a Feira do Livro de Frankfurt.
O resultado do Prêmio Nobel saiu no dia 5 de outubro. O laureado foi o escritor inglês (de ascendência japonesa) Kazuo Ishiguro. O autor tem diversas obras traduzidas para o português: Uma Pálida Visão dos Montes (1982, editora Rocco), Os Vestígios do Dia (1989, Cia. das Letras), Quando éramos Órfãos (2000, Cia. das Letras), Não me abandone jamais (2005, Cia. das Letras) e O Gigante Enterrado (2015, Cia. das Letras). 3


A Feira do Livro de Frankfurt, Alemanha, foi aberta no dia 10 de outubro. Todos os anos, a feira escolhe um país cuja literatura será homenageada no evento. Em 2017, o país homenageado foi a França. Os chefes de Estado, Angela Merkel (da Alemanha) e Emmanuel Macron (da França) abriram a Feira. Merkel afirmou:
"Na literatura, reflete-se a alma de nossa sociedade, concebida na liberdade e na qual a liberdade do espírito e de expressão é acompanhada da liberdade política"4
Desculpe-nos por não ter nenhum post a semana passada. As leituras estão em dia, mas está um pouco mais desafiador manter os textos semanais no blog neste mês de outubro. No Brasil, dia 12 de outubro também foi comemorado o Dia da Criança. Em homenagem a esta data e a uma amiga que me presenteou com o livro, li também Percy Jackson e os Olimpianos, A Maldição do Titã (III). É um livro do gênero fantasia, baseado na mitologia grega, do escritor norte-americano, Rick Riordan. Eu pensei que o sobrenome Riordan pudesse ser grego, mas, aparentemente, trata-se de um sobrenome irlandês. Ainda no gênero fantasia, este ano, também li o primeiro livro da série Stravaganza, A Cidade das Máscaras (uma homenagem à cidade italiana de Veneza). Stravaganza é composta por seis livros. Relembre clicando aqui. Abaixo você pode encontrar perfil comparado das duas séries.
Para quem tem mais de 30 anos, vale relembrar um filme que sempre passava na Sessão da Tarde, História sem Fim, que é baseado num livro de fantasia alemão, Die unendliches Geschichte, do escritor Michael Ende, publicado em 1979. Para quem está nostálgico desse filme ou quer conhecer mais da Literatura Alemã, vale a pena conferir a tradução desse clássico em português.

Infelizmente, no próximo fim de semana também não teremos post por motivo de viagem. A gente se encontra, de novo, aqui em novembro. Muito obrigada por prestigiar este trabalho. Ele é feito com muito carinho para promover a leitura e a liberdade em todos os sentidos. Por favor, fique à vontade para comentar, deixar sua crítica ou sugestão. 
BOA SEMANA!
BOAS LEITURAS!
1 Sinais e sintomas do Câncer de Mama em Mulheres:

2 Sinais e sintomas do Câncer de Mama em Homens:

3 Saiba mais sobre o Nobel Kazuo Ishiguro, lendo esta reportagem:

4 Confira os pronunciamentos de Merkel e Macron na reportagem da DW Brasil:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO SABER SE É UMA PESQUISA CIENTÍFICA DE VERDADE?

FERNANDO PESSOA: OUTRA VEZ TE REVEJO... - CLEONICE BERARDINELLI

TOMADA DE DECISÃO PARA PROFISSIONAIS