NUNCA DEIXE DE ACREDITAR - CHRISTINA RICKARDSSON

Título: Nunca Deixe de Acreditar

Subtítulo: Das Ruas de São Paulo ao Norte da Suécia

Autora: Christina Rickardsson

Editora: Novas Ideias

Ano: 2017

O livro Nunca Deixe de Acreditar é uma autobiografia da sueca Christina Rickardsson. Ela nasceu com o nome Cristiana Coelho em 1983 no município de Diamantina, no norte de Minas Gerais. Suas primeiras memórias de infância são de que ela e sua mãe moravam numa caverna nas redondezas de Diamantina. Elas foram expulsas dessa caverna e foram caminhando até a cidade de São Paulo. Lá nasceu o seu irmão Patrique. A família morava numa favela e Cristina ficava a maior parte do tempo perambulando pelas ruas, pedindo esmolas, cometendo pequenos delitos e mendigando por comida. Nesse contexto, eles foram expostos a todo o tipo de violência. A mãe decide deixar os dois filhos num orfanato e, devido à legislação da época, é impedida de visitar os filhos e até mesmo de ter qualquer informação sobre o paradeiro dos filhos.
As duas crianças são adotadas por um casal sueco em 1992. Seu nome passa a ser Christina. A autora relata os choques culturais e a dificuldade de adaptação. Experiências tocantes como a primeira vez que viu neve, por exemplo. Já adulta, ela decide retornar ao Brasil (com a companhia de uma amiga que fala português), visitar os lugares onde viveu e procurar por sua mãe.
É uma história de superação forte. Mas o livro deixa a desejar, porque a autora não foi capaz de entender o contexto histórico, econômico e social da sua infância. O Brasil tem problemas até hoje e eles são sérios, mas não são iguais aos da década de 80. O cenário de hiperinflação, a desregulamentação jurídica (não existia uma constituição que garantisse um sistema público de saúde, por exemplo) só aconteceram naquele período específico da História, quando ela teve o azar de nascer. O livro não deixa isso claro, talvez, porque a própria autora não compreenda. Então ele fica muito “clichê”, reforçando que tudo no Brasil é ruim e tudo na Suécia é maravilhoso. Nenhum país é 100% maravilhoso em tudo.
O grande mérito da obra é que a autora criou a Coelho Growth Foundation para ajudar crianças de um orfanato e parte da renda arrecadada com o livro é revertida para esse projeto. A autora também tem um TED disponível no Youtube.


Destaque para uma frase marcante da autora logo na introdução:

Há uma grande diferença em não cuidar dos seus próprios filhos e viver em uma sociedade que não proporciona recursos necessários para os seus cidadãos, fazendo com que eles não possam tomar conta dos próprios filhos.

Muito obrigada a todos vocês que curtem o nosso trabalho. Por favor, fiquem à vontade para deixar críticas, sugestões, comentários e acompanhar a nossa página no Facebook.

BOA SEMANA! BOAS LEITURAS!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO SABER SE É UMA PESQUISA CIENTÍFICA DE VERDADE?

FERNANDO PESSOA: OUTRA VEZ TE REVEJO... - CLEONICE BERARDINELLI

TOMADA DE DECISÃO PARA PROFISSIONAIS