FALTA AMOR NESSE LIVRO OU SERIA NA VIDA? - QUINCAS BORBA - MACHADO DE ASSIS

Quincas Borba é um romance de Machado de Assis escrito entre 1886 e 1891, como uma continuação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, escrito em 1881. Durante a escrita do segundo romance, o autor já tinha mais de 46 anos (portanto, estava numa fase madura) e o Brasil passou pela fase de transição política da Monarquia para a República.
No livro, o protagonista Quincas Borba (ser humano) se considera um filósofo que fez grandes descobertas e as confidência ao seu grande amigo Rubião, que cuida dele. Além disso, o filósofo adota um cachorro e lhe dá o nome de Quincas Borba. O filósofo vai à Corte do Rio de Janeiro e lá ele morre, mentalmente transtornado, conforme é descrito no livro Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rubião descobre que Quincas Borba fez um testamento o designando como herdeiro absoluto de uma grande fortuna, com a única condição de que ele cuide do seu cão Quincas Borba.
Rubião era um professor de escola antes. Nunca teve uma grande fortuna antes e não sabe o que fazer com ela. Decide, então, se mudar de Barbacena (interior de Minas Gerais) para a Corte (do Rio de Janeiro). Já no trem para lá, ele conhece um casal, o Palha e sua esposa Sofia e se apaixona por ela. Ele se torna amigo do casal.
A vida de luxo de Rubião no Rio de Janeiro gira em torno do uso inadequado do dinheiro, por assim dizer, “comprando” amizades, devido à carência afetiva do protagonista, da vaidade humana, Rubião e todos a sua volta desenvolvem ambições, no caso de Rubião, tratam-se de ambições políticas. Seus amigos interesseiros sabem bem como explorar a vaidade dele. Além disso, a estória gira em torno de ingratidão de todos a sua volta. Mesmo o pai de uma criança que Rubião salvou a vida, não teve coragem de ajuda-lo num momento de necessidade. O livro também fala de paixão e de amor. Mas é quase uma crítica à paixão. Rubião por paixão à Sofia, delira e enlouquece. Sofia nutre uma paixão por um jovem que se casa com uma prima dela. Ela suspira e se sente indignada por ter perdido para prima. Já o amor é mostrado na Dona Fernanda, esposa abnegada de um político, que se esforça para realizar esse casamento da prima de Sofia, mesmo o casamento dela não sendo tão feliz assim. Outra pessoa que ama incondicionalmente é essa prima que casou e o cão Quincas Borba. Ninguém mais ama no romance. Falta amor nesse livro ou seria na vida? Por isso, o livro é tão atual?.
Quincas Borba é o terceiro livro das Metas de Leitura para 2018. Ele é o único livro escrito por um brasileiro e foi sugerido por um amigo grego. Ironias da vida, a Literatura Brasileira ser apreciada mais fora daqui do que aqui. Quincas Borba pode ser encontrado para download gratuito no site do Domínio Público. É uma super recomendação de leitura!
Muito obrigada a todos e todas que acompanham as nossas postagens. Além da nossa página no Facebook, agora também podem acompanhar as leituras pelo Instagram.
BOA SEMANA!

BOAS LEITURAS!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A SUÍÇA E SEUS ESCRITORES: DE ROMANCES A LIVROS EMPRESARIAS

TRÊS TEMPLOS NA ÍNDIA: AKSHARDHAM, GALTAJI e SIDDHIVINAYAK

HISTÓRIAS ÍNTIMAS – MARY DEL PRIORE