E SE, AFINAL, MARIA MADALENA NÃO FOI TÃO IMPORTANTE ASSIM?
Estou
um pouco atrás da Meta de Leitura para 2018, por isso, agora estou lendo dois
livros: o Evangelho Segundo
Mateus e
Orgulho e Preconceito da
autora britânica Jane Austin.
A
EDIÇÃO QUE ESTOU LENDO
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Pretendo
ler um Evangelho a cada três meses aproximadamente, para não ter que ler os quatro
de uma vez no fim do ano. A tradução que escolhi ler foi da seção editoria do Living
Stream Ministry a partir do texto original em grego. Essa edição tem muitos
esboços, notas de rodapé, diagramas e referências cruzadas de autoria de um
religioso chamado Witness Lee. O livro que tenho em mãos foi distribuído
gratuitamente por Rhema Literature
Distributors. Um ex-colega de trabalho o ganhou e me deu. Fica aqui o meu
Muito Obrigada a todos que contribuíram, direta ou indiretamente, para que esta
obra chegasse as minhas mãos.
WITNESS
LEE: O COMENTARISTA
O
Nobel norte-americano John Steinbeck escreveu A Leste do Éden, a saga da disputa entre dois irmãos na Califórnia.
O livro tem um forte teor autobiográfico, inclusive o próprio autor aparece na
história. Dentre os personagens se destacam na história, há o Lee, um mordomo
chinês com um passado familiar trágico, que se dedica profundamente a conhecer
a Palavra de Deus. Como Witness Lee também viveu na Califórnia, sempre
acreditei que ele e o personagem de Steinbeck pudessem ser a mesma pessoa. Mas
não são. Quando Witness Lee mudou-se para Califórnia (1972) já faziam 20 anos
que Steinbeck publicara seu A Leste do
Éden (1952).
BREVE
DESCRIÇÃO DO EVANGELHO DE MATEUS
Agora
voltando ao Evangelho de Mateus, todos os meus comentários são baseados nas
notas de Witness Lee, sujeitos aos meus erros de interpretação. Basicamente
trata-se de um livro de 28 capítulos, dos quais já li 18. O autor foi,
alegadamente, Mateus, também chamado de Levi, um cobrador de impostos que se
tornou apóstolo.
Cobrar impostos
era mal visto, porque Roma havia ocupado Israel, e alguns judeus cobravam os
tributos dos outros judeus, em prol de uma porcentagem da arrecadação. Em
sínteses, cobradores de impostos eram vistos como traidores e cobaloracionistas
com a ocupação, portanto, pecadores.
O
Evangelho de Mateus foi escrito entre 37 e 40 depois de Cristo, ou seja, depois
da ressureição e antes da destruição do templo de Jerusalém. Provavelmente foi
escrito em Israel e seu público alvo eram os próprios judeus, pois não há
explicações sobre os costumes e festas da cultura do povo da época.
Segundo
Witness Lee, cada Evangelho tem um propósito determinado. O de Mateus visa a
testificar que Jesus é Rei, profetizado no Antigo Testamento, que traz o reino
dos céus. Todo rei precisa ter sua genealogia comprovada para ter direito ao
trono, portanto, a genealogia de Cristo em Mateus começa com Abraão, o pai da
raça chamada, e não com Adão, o pai da raça criada. A ordem do Evangelho de
Mateus é doutrinária, tudo é contado conforme a importância para a doutrina, e
não cronológica.
AS
MULHERES DA GENEALOGIA DE CRISTO
Cinco mulheres são
citadas na genealogia de Cristo (primeiro capítulo de Mateus), destas somente
uma era virgem e casta, Maria. As outras são Tamar
(v.3), Raabe, Rute (v.5) e Bete-Seba (v.6).
Tamar
cometeu incesto gerando um filho com
seu próprio sogro. Raabe era prostituta em
Jericó, lugar amaldiçoado por Deus para sempre. Após ter-se voltado para Deus e
para o povo Deus e ter-se casado com Salmon, príncipe de Judá, a principal
tribo (1Cr2:10-11), ela deu a luz a Boaz, homem piedoso, de quem procedeu
Cristo. A isso, Witness Lee acrescenta: “A despeito do nosso passado, se nos voltarmos a Deus e ao Seu povo, e
nos unirmos à pessoa correta dentre esse povo, daremos frutos adequados e
participaremos do desfrute da primogenitura de Cristo.”
Boaz,
por sua vez, casou-se com Rute, que era moabita (isto é, estrangeira e refugiada numa sociedade extremamente
xenófaba) de origem incestuosa e viúva.
Tanto Raabe quanto Rute eram estrangeiras de baixa classe social, e estão
ligadas a Cristo. Witness Lee acrescenta: “Cristo está ligado não somente aos judeus mas também aos gentios, até
mesmo aos de baixa condição.”.
A
genealogia de Mateus não diz “Bete-Seba”, mas “da que fora mulher de Urias”
mencionando o pecado de Davi, que matou o marido dela, Urias, para possuí-la.
Na visão do blog, isso é também um caso de estupro,
pois Bete-Seba não tinha a menor condição de dizer não a um rei que era
soberano sobre a vida de todos. Lee escreveu: “mostrando assim que Cristo, como Salvador régio, está
relacionado não somente aos pagãos, mas também aos pecadores.”
MARIA
NO ALCORÃO E NA BÍBLIA
Maria
tem sua imagem mais conhecida e mais divulgada. Aprendi agora que tanto ela
quanto José eram descendentes diretos de Davi. Cabe lembrar aqui que o
Islamismo e o Alcorão também respeitam e admiram Maria.
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O
Alcorão na sua 19ª Surata (equivalente aos nossos capítulos), intitulada Maria, diz:
“E menciona a Maria, no Livro, a qual se separou de sua família, indo a
um local ao leste
(v.16)
Regressou ao seu povo levando-o (o filho)
nos braços. E lhe disseram: Ó Maria, eis que trouxeste algo extraordinário
(v.27).
Então ela lhes indicou que interrogassem
o menino. Disseram: Como falaremos com uma criança que ainda está no berço? (v.29)
Ele lhes disse: Sou servo de Allah, o
Qual me concedeu o Livro e me designou como profeta.
(v.30)
A paz está comigo, desde o dia em que
nasci; estará comigo no dia em que eu morrer, bem como no dia em que eu for
ressuscitado. (v.33)”
AS
DEMAIS MULHERES NO EVANGELHO DE MATEUS
Além
dessas cinco mulheres, até aonde eu li, mais nove mulheres são citadas
diretamente: Raquel (Mt 2:18), a sogra de Pedro (Mt. 8:14), a filha morta de um
chefe entre os judeus (Mt. 9:18), a mulher com fluxo de sangue (Mt. 8:20), a
rainha do Sul (Mt. 12:42), Herodias (Mt. 14:3), a filha de Herodias (Mt. 14: 6),
a mulher cananéia e sua filha (Mt. 15:22).
PRECEITOS
RELACIOANDOS A MULHERES
Os
preceitos onde uma mulher é diretamente mencionada foram os seguintes:
“Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a
cobiçar, no coração já adulterou com ela.” (Mt. 5:28)
“Eu, porém, vos digo que todo aquele que repudiar sua mulher, exceto
por causa de fornicação, faz com que ela cometa adultério; e aquele que casar
com uma repudiada, comete adultério.” (Mt. 5:32)
Pois Deus disse: “Honra teu pai e tua mãe”,
e “Quem maldisser seu pai ou sua mãe, seja punido de morte.”
(Mt. 15:4)
Além
disso, após uma parábola sobre o reino dos céus que envolve um homem, Jesus
também conta uma parábola que envolve uma mulher:
“Disse-lhes outra parábola: O reino dos céus é semelhante ao fermento
que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até ficar tudo
levedado.” (Mt. 13:33)
OPINIÃO
DO BLOG
Agora
das 14 mulheres mencionadas até agora, vocês notaram a falta de alguém? Sim,
não há menção a Maria Madalena até agora. E eu já passei da metade do livro.
Existe uma polêmica sobre o fato se ela foi prostituta ou não, mas a única
mulher comprovadamente prostituta (Raabe), que está na genealogia de Cristo,
nunca é mencionada. Por quê?
Segundo
Divaldo Franco, no livro Sexo e
Consciência, Maria Madalena era mesmo prostituta e quem levou-a a conversão
foi um leproso curado por Jesus. Aparentemente, essa versão vai contra o Evangelho
de Mateus, porque Jesus pede explicitamente àquele leproso que não conte sobre
sua cura a ninguém (Mt. 8:4).
Sei
que saiu um filme sobre Maria Madalena, ainda não assisti, mas vou e comentarei
mais aqui no blog. Não consigo compreender porque a figura dessa mulher é mais
explorada do que as outras da Bíblia e temo que essa seja mais uma ferramenta
de dominação do patriarcado. Por isso, cuidado.
Muito
obrigada a todos vocês que curtem o nosso trabalho. Por favor, fiquem à vontade
para deixar críticas, sugestões, comentários e acompanhar a nossa página no Facebook.
BOA SEMANA!
BOAS LEITURAS!
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