ALEMANHA - AACHEN - PARTE I

Aachen é uma cidade no estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália, na fronteira com a Bélgica e os Países Baixos. Aachen possui cerca de 240 mil habitantes. Aachen já era habitada antes do ano 2.000 antes de Cristo. No primeiro milênio antes de Cristo, Aachen era habitada pelos celtas.
Prefeitura de Aachen (fundos à noite), sede do governo de Carlos Magno.

O nome “Aachen” é uma derivação de “água” em latim, porque a cidade possui águas termais. No primeiro fim de semana aqui, fui conferir. Eles possuem um balneário de águas quentes semelhante ao de Caldas Novas (Goiás), só que em escala menor. Os romanos tinham razão, tomar banho quente no inverno europeu é uma das melhores coisas do mundo.
O centro da cidade é cheio dessas esculuturas.

Aachen também foi a cidade escolhida por Carlos Magno (que provavelmente nasceu em Aachen no 742 e nela veio a falecer no dia 28 de janeiro de 814) para ser a capital do Sacro Império Romano-Germânico, tendo sido o local de coroação de 32 imperadores alemães, após Carlos Magno.
Prefeitura de Aachen, sede do governo de Carlos Magno.

Aachen foi, de todas as cidades da Europa, a mais habitada e visitada por imperadores, reis e estadistas. Também foi a primeira cidade grande alemã a ser libertada pelos aliados após a Segunda Guerra.
Catedral de Aachen (conhecida como "Dom") vista à partir da prefeitura. O Dom era a residência de Carlos Magno.

Aachen é a sede da Universidade RWTH, reconhecida como uma das melhores do mundo na área de Engenharia Mecânica. O curso de alemão e cultura alemã que estou fazendo tem o apoio dessa universidade, mas ele se dá por meio de uma empresa ligada ao departamento de línguas da instituição. Nosso prédio fica bem no centro da cidade, afastado da universidade. Mas podemos frequentar a biblioteca e o refeitório da universidade (um show!).
Prefeita de Aachen recebendo os alunos e as alunas do nosso curso.

Estou no alojamento, que é administrado por essa empresa. Estou dividindo o quarto com mais duas meninas, uma da África do Sul e outra do Brasil. Aliás, está cheio de brasileiros aqui. Somos três grupos de mais ou menos 15 pessoas. Dividiram a gente pelo nosso nível de alemão. Dois grupos vão fazer o nível B2 e um grupo fará o nível C1, em um mês. Ou seja, o curso é bem puxado e intensivo.
Muito obrigada a você que acompanha o nosso trabalho. Por favor, fique à vontade para deixar seus comentários. Também é possível acompanhar as novidades pela nossa página no Facebook.
BOA SEMANA!

BOAS LEITURAS!

Comentários

  1. Fico feliz por você ter conquistado essa meta que vc traçou para si mesma no ano passado. Eu estava planejando objetivos para 2019 e me lembrei de vc, que traçou uma meta, que eu considero difícil, lutou e a conquistou. Parabéns! Sua conquista é uma inspiração. Boa sorte na Alemanha. :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ESCRITORAS REJEITADAS PELA ABL: CONCEIÇÃO EVARISTO E CLARICE LISPECTOR

VIDA DE DOUTORANDA NO BRASIL... PRA COMEÇO DE CONVERSA, EU NÃO ESTUDO. EU TRABALHO COM PESQUISA

" SE MACHADO DE ASSIS EXISTIU, O BRASIL É POSSÍVEL" - NÉLIDA PIÑON