MEDO, MANIPULAÇÃO E SEQUESTRO EMOCIONAL: DA PEDOFILIA À REENCARNAÇÃO DE ANIMAIS

 

Boa noite, pessoal. Vivemos em uma época em que nossas emoções são continuamente manipuladas. Hoje uma grande amiga me mandou um vídeo onde o presidente eleito dos EUA supostamente abusava de crianças. A minha amiga estava abalada, chorou até. Não há dúvida de que pedofilia é crime e um crime hediondo. Não quero colocar isso em questão. Mas, o vídeo tinha fortes indícios de manipulação. Como é um tema que gera emoções, é possível fazer uso político por meio de fraudes.

Paralelamente, teve outro grupo de zap discutindo um assunto parecido. E eu acabei contando um fato que aconteceu comigo em 2014 ou 2015 (a Dilma ainda era Presidente). No começo, foi muito traumático e eu só contei para um casal de amigos muito próximo. Depois eu fui superando, outras coisas foram acontecendo, e eu contei para mais pessoas. Agora eu dou risada.

O fato em si foi o seguinte. Tinha acabado de começar a Pós-Graduação. Almocei e voltei para o meu departamento. Passei pelo cantinho do café e tinha uma menina elogiando o novo namorado da nossa secretária. Segundo ela, ele era isso, era aquilo, era tudo de bom, era de esquerda. Quando o assunto começou a desviar para o lado de político de esquerda e marxista, eu comecei a sentir contrações no estômago. Mas eu pensei que iria conseguir ouvir até o final, pois eu preciso exercitar minha tolerância. Aí o discurso culminou com “Além disso, ele coordena um grupo de estudos, de reencarnação de animais.”. A hora que eu ouvi “reencarnação” eu tive a sensação física de ter levado um soco no estômago e vomitei. Eu tentei segurar o vômito, mas foi complicado chegar ao banheiro, eu fiquei roxa e sem ar.

Eu contei para esse casal de amigos no dia. Até hoje eles fazem piada desse episódio. E nunca mais comentei com ninguém. Passados uns dois ou três anos, eu comecei a contar. Mas eu ainda tremo quando eu relembro essa história. Por quê?

Essa que é questão. Eu percebi que tinha um colega que interpretou que eu sou traumatizada com pessoas de esquerda, porque meus pais eram de esquerda. Eu não partilho da visão política dos meus pais, mas, neste caso, essa interpretação não é correta.

O que acontece é que eu me sinto pré-julgada e sem status social e poder pessoal. Quase ninguém pergunta o que eu penso sobre o que eu penso antes me taxar de “feminista”, “de esquerda”, “comunista”, etc. Sinceramente, eu não sei porque isso acontece. As pessoas me veem de uma maneira que eu não me vejo e eu atribuo isso a minha falta de status sociais e conexões poderosas.


Imagem retirada do site PixaBay.

No caso, a menina em questão é filha de alguém relativamente importante no mundo dela. Eu não conheço a secretária, mas eu assumi que ela também fosse. Eu tive um sequestro emocional. O que eu pensei foi “Daqui a alguns dias começa a onda de todo mundo falar que pessoas de universidade pública são de esquerda, igual foi na minha infância. Essas aí nunca vão ser torturadas por causa da m*** de opinião delas. Hoje elas estão aqui, amanhã elas sorriem e acenam e viram conservadoras. Só que eu corro o risco da tortura só pelo fato de estar aqui. Não importa que eu não concorde com nada do que foi falado. O que importa é que eu sou o elo mais fraco da corrente e se forem perseguir alguém, serei eu.”. Eu fiquei com tanto medo e nojo daquela situação que eu vomitei.

Foi muito imediato e foi uma resposta muito física. Não dá para dizer com certeza que foi só isso ou se teve outras causas, mas hoje eu interpreto esse episódio dessa maneira. Eu só consigo descrever fisicamente o que aconteceu e talvez a descrição do sentimento seja medo, raiva e nojo pelo que estava escutando.

Embora seja um desafio para mim, eu prezo muito quem tem uma opinião (ou uma fé) e a mantém em qualquer circunstância e age coerentemente com aquilo. Eu respeito, mesmo que eu discorde completamente. Até admiro. A maioria das pessoas têm opiniões sem responsabilidade. Elas não pensam realmente naquilo que elas falam e em todas as consequência. O problema é que, em um regime de repressão e polarização, essas opiniões inconsequentes podem levar à morte de muita gente inocente. 

No final, acho que hoje eu quero passar uma mensagem de tolerância, respeito e que não nos deixemos manipular pelas nossas emoções. Vamos averiguar primeiramente os fatos, com bastante cautela, antes de julgar alguém. E, por favor, chega de generalizações!

Muito obrigada por permitirem que eu compartilhe isso. Querendo saber mais novidades, vocês me acham no Facebook e no Instagram.

BONS FILMES!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A SUÍÇA E SEUS ESCRITORES: DE ROMANCES A LIVROS EMPRESARIAS

HISTÓRIAS ÍNTIMAS – MARY DEL PRIORE

TRÊS TEMPLOS NA ÍNDIA: AKSHARDHAM, GALTAJI e SIDDHIVINAYAK