E-commerce passo a passo: loja virtual e marketplace


Na minha tese, tive que começar pelo conceito de “canal de venda, porque ele fundamental para o varejo. Entendo que “canal de venda é todo ou qualquer ponto de contato ou meio pelo qual consumidores e empresas varejistas interagem”.

Fonte: Unsplash / Crédito: Mark König @markkoenig

Por exemplo, são canais de venda online, a loja virtual (site), o marketplace, a venda por redes sociais, o aplicativo (app), entre outros. Além disso, cada um desses tipos de canais pode ser divididos em outras classificações conforme a suas particularidades.


E o tema mais quente do momento é a integração completa dos canais, o “omnichannel”. O prefixo “omni” tem a mesma origem da palavra “onisciente” (em inglês, omniscient). Quando nós dizemos que D’us é onisciente, queremos dizer que Ele ou Ela sabe todas as coisas e está em todos os lugares. Da mesma forma, uma gestão omnichannel é uma gestão que almeja estar presente e saber o que acontece em todos os canais, todo tempo.


Mas isso é assunto para outro post. Hoje eu só vou falar de dois canais (loja virtual e marketplace), porque o meu objetivo é tratar o tema de uma forma bem leve, de modo que fique acessível ao maior número de pessoas e a gente ir mergulhando aos poucos nesse oceano dos negócios digitais.


·         A loja virtual é uma plataforma digital (normalmente associada a uma marca), que possui um software de gerenciamento de pedidos (carrinho de compras ou cesto de compras), onde o varejista (controlador da loja) vende seus produtos. No mundo acadêmico, a gente também chama a loja virtual de “marketplace de revenda”, porque o varejista compra dos fornecedores e revende todos os produtos. Por tanto, o varejista controla o preço e a oferta dos produtos. Um exemplo de loja virtual, é o site das Havaianas.


Site das Havainas. Exemplo de loja virtual.


·         Já a palavra marketplace vem de duas palavras em inglês, market,mercado”, e place, “local”. Portanto, marketplace é “um local para o comércio” online. Trata-se de uma plataforma que proporciona a venda de produtos por meio de várias lojas virtuais associadas. Por exemplo, o site da Renner é um marketplace onde estão reunidas, entre outras, a loja virtual da Havaianas.


Exemplo de Loja Virtual (Havaianas) dentro de Marketplace (Lojas Renner). 

Vantagens e desvantagens de uma loja virtual entrar em um marketplace


Entre as vantagens para a loja física aderir a um marketplace, temos o ganho de visibilidade, pois os marketplaces costumam ter sites mais acessados e costumam estar melhor indexados pelos sites de busca (como o Google), a consequente redução no custo de divulgação da loja e deixar as operações de pagamento sob responsabilidade do marketplace (por exemplo, a segurança dos dados dos clientes, mas isso também já dá assunto para outro post).


Entre as desvantagens, está a dependência do lojista em relação ao marketplace para determinar políticas de preço. O marketplace também pode exigir (ou não) exclusividade, isso também dá assunto para um post sobre teoria de gestão de plataformas. Entre os riscos, está a confusão da marca própria com a marca do marketplace. Em caso da insatisfação dos clientes devido à falha do marketplace, a marca do lojista pode ser comprometida.


Tipos de marketplace


Então, como a gente já viu, na literatura acadêmica, propuseram três modelos mutuamente exclusivos para a classificação do varejo online:


1.    O modelo de revenda (loja virtual);


2.    O modelo de revenda híbrido, que opera tanto com revenda quanto com marketplace. Exemplo, Magazine Luiza, Lojas Renner, etc.;


3.    O modelo de marketplace (que eu chamo de “puro”). Exemplo, Mercado Livre, que chegou a ser a empresa mais valiosa da América Latina durante a pandemia;


Fonte: Unsplash / Crédito: Samantha Borges (Open to work)

4.    Além disso, no Canadá e na Itália, existe um markeplace chamado Kijiji (controlado pelo eBay) que poderia ser uma quarta classificação, o “marketplace de classificados” (essa classificação não existe oficialmente, eu estou inventando). O Kijiji é semelhante às páginas de classificados do Facebook no Brasil, ele só vende produtos geograficamente perto dos usuários.


As empresas mudam o tipo de marketplace?


Sim, várias empresas mudaram o tipo de marketplace durante o tempo (ao redor do mundo). Por que e quando mudar é uma coisa que, pelo menos, academicamente, a gente não entende completamente. Por exemplo, a Amazon e a chinesa JD.com (grande varejista chinesa) adotam o modelo híbrido e não parecem querer migrar para o modelo de marketplace puro. Algumas empresas - como a BestBuy.com (norte-americana) e a Zappos.com (europeia) - eram originariamente marketplaces puros e se tornaram exclusivamente lojas virtuais.


Termino por aqui hoje, se vocês gostarem, a gente continua em breve. Muito obrigada. Se quiser conversar mais, você me acha por aí, nas redes sociais...Instagram, Facebook e LinkedIn.

Boa semana!


SOBRE A AUTORA


Sou Isotilia, algumas pessoas também me conhecem como Ada. Sou engenheira, fascinada por tomadas de decisão em ambientes complexos e negociações. Sou apaixonada por Mentoria, Educação, Consultoria, Orientação e Pesquisa na área de Gestão e Tomada de Decisão, principalmente aquelas que envolvem a integração de métodos quantitativos e inteligência artificial.


Sou mestra e doutora em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente estou fazendo MBA em Negócios Digitais (USP) e sou orientadora dos projetos finais do curso de MBA em Gestão de Projetos (USP), desde 2018. Em transição para assumir um projeto na Universidad Adolfo Ibáñez (UAI ), no Chile, reconhecida por ter a melhor Escola de Negócios da América Latina. Já orientei mais de 50 projetos de gestão, apliquei-os a diversos setores.


Minha tese de doutorado foi o desenvolvimento de um modelo de gestão de custos de estoque, aplicado ao comércio eletrônico. Na minha dissertação de mestrado, desenvolvi indicadores para medir o desempenho de corredores de transporte, integrando três pilares da sustentabilidade (econômico, social e ambiental).


Amo viajar e ler. Já tive a oportunidade de visitar muitos países por motivos pessoais ou profissionais. Meu favorito era a Etiópia. Falo português, falo inglês, francês, espanhol e alemão. Apaixonado pela Natureza, meus esportes favoritos são caminhadas e montanhismo. Também pratico Yoga desde 2013. Namastê!


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