AS MULHERES NO EVANGELHO DE MATEUS
A
leitura do Novo Testamento faz parte
das metas de leitura para 2018. Acabei de ler o Evangelho de Mateus. Fiz um levantamento de todas mulheres desse
Evangelho: dezoito são explicitamente mencionadas por sua participação ativa.
Mas, com certeza, houve mais. Por exemplo, durante a crucificação é dito que
havia muitas mulheres (Mt 27:55), mas
só três são explicitamente mencionadas: Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e de
José (possivelmente a mãe física de Jesus) e mãe dos filhos de Zebedeu
(possivelmente Tiago e João) (Mt 27:56). A palavra mãe é mencionada quatorze vezes, nem sempre num contexto tão
positivo como as pessoas imaginam. Ao final deste post, vou deixar uma tabela
com todas as referências. Espero não ter esquecido nenhuma. Se vocês notarem a
falta de alguma, por favor, deixem um comentário.
A MULHER COM FLUXO DE SANGUE E A FILHA DO
CHEFE
As
mulheres da genealogia de Jesus já foram comentadas num post anterior. Agora
vou estender os comentários a outras mulheres. Duas delas foram curadas num
mesmo evento. Jesus curou uma mulher
que havia doze anos padecia de uma
hemorragia (Mt 9:20), enquanto ia a casa do chefe dos judeus. Segundo
Witness Lee, isso significa que os
gentios são salvos enquanto Cristo está a caminho da casa de Israel. Tanto a filha como a sogra de Pedro 8:14-15,
que representam os judeus no final desta era, foram curadas numa casa pela
vinda do Senhor e pelo Seu toque direto. Isso indica que, no final desta era,
todo remanescente dos judeus será salvo na casa de Israel pela vinda do Senhor
e pelo seu toque direto.
HERODIAS, SUA FILHA, JOÃO BATISTA E HERODES
Agora
vamos falar da relação mãe e filha. Existem duas vilãs envolvidas na morte de João Batista. Segundo o livro História dos Hebreus de Flávio Josefo, o
governador da Judeia, Herodes, matou seus irmãos para ficar com os territórios
deles. Não só com as terras, Herodes tomou também a esposa do seu irmão assassinado,
Filipe. Ela, então, passou-se a chamar Herodias. O profeta João Batista
condenou essa união. Nunca entendi porque ele só condenou a união dos dois e
nunca condenou Herodes por ter matado os irmãos.
Herodias
provavelmente fosse uma mulher muito apegada aos bens materiais e aos luxos da
corte, independentemente de quem fosse seu marido. O Evangelho diz que ela
instigou a filha a pedir a cabeça de João Batista (Mt 14:18). Herodes também
queria matar o profeta mas tinha medo de fazer isso (Mt 14:5). O texto deixa a
entender que a filha de Herodias (instruída pela mãe) fez uma dança sensual
para Herodes (o assassino do pai dela) e este, então, prometeu dar-lhe qualquer
coisa que ela pedisse.
Isso
é o extremo do que algumas pessoas defendem de que a mulher tem poder de seduzir o homem e deve usar
apenas desse poder. Isso não é poder de fato. Pois só funciona quando o homem está
interessado, em todos os casos, isso corresponde a um período limitadíssimo de
tempo. Pois, todos os seres humanos mudam rapidamente de ideia sobre tudo. Além
do mais, isso só funciona com homens fracos, infantis, que não aprenderam a governar
a própria mente, ainda que, em alguns casos, até tiveram poder para governar
outros homens.
Ao
final de sua dança sensual, a filha de Herodias pede a cabeça de João Batista
numa bandeja. Herodes, pensando racionalmente como homem de Estado, não podia
atender o pedido. Até pensando emocionalmente, ele era um homem muito supersticioso
e medroso do sobrenatural, ele também não podia atender ao pedido. Mas, ele
fica constrangido de negar, porque as pessoas ao redor tinham ouvido ele
prometer que daria qualquer coisa que a moça pedisse.
Resumindo, Herodes falou uma coisa sem pensar, movido pelo desejo sexual
imediato, ele prometeu algo sem ponderar nas consequências da sua fala, depois,
ficou com vergonha de ferir a sua imagem pública frente a pessoas que ele mal
conhecia e que não tinham nenhum poder sobre ele (era só ele ter falado “Não!”),
por causa disso, tomou uma decisão que prejudicou a vida dele, tanto pessoal
como profissionalmente. E ainda tem gente que diz por aí que esse é o papel da
mulher. Usar o corpo, os atrativos
femininos, para manipular homens sem capacidade. Por favor, me poupem!
Para
quem se interessa por mulheres que homens poderosos, o Evangelho de Mateus relata
que a mulher de Pilatos pediu para que ele não matasse Jesus (Mt 27:19). Mas
ele, apesar do poder externo que possuía, também era um homem fraquíssimo
mentalmente. Ele fez aquela encenação ridícula de lavar as mãos, mas tudo
indica que ele não se redimiu da culpa. Pouco tempo depois do julgamento,
Pilatos perdeu o poder e cometeu suicídio. Se eu não me engano, Herodes também
se suicidou de remorso, depois de ter mandado executar a mulher por ciúmes. A
melhor descrição que eu já li da mulher de Pilatos e sua tentativa de salvar
Jesus é um conto do Nobel de Literatura polonês Henryk Sienkiewicz (autor de Quo Vadis). Você pode encontrar esse
conto em português nos sebos, na Coleção Nobel de 1962.
A MULHER CANANÉIA E SUA FILHA
Na
sequência deste exemplo de uma mãe que conduz sua filha por caminhos
inadequados, temos outra mãe que faz exatamente o contrário. Na sociedade daquela
época, uma mulher não valia quase nada e uma mulher que não fosse judia, menos
ainda. Mas o Evangelho de Mateus nos conta que uma cananeia interpelou Jesus, pedindo
que ele curasse sua filha. Da primeira vez, Jesus se recusa (Witness Lee tem a
interpretação dele do porquê). E o que a mulher faz? Ela insiste e é atendida.
Eu acrescentaria insiste ousadamente.
Naquela sociedade, era impensável o fato de uma mulher responder um homem. Era
muito mais que ousadia, quase uma
insanidade com risco de morte. No entanto, ela faz isso, é atendida e está
registrado na Bíblia. Isso me faz pensar que Jesus só pode ter sido feminista para os padrões da época dele.
Retomando Mt 7: 7-8 (abaixo), essa mulher bateu com força na porta por amor a
sua filha.
“Pedi, e vos será dado; buscai, e achareis; batei, e será aberto.
Pois todo o que pede recebe; o que busca
acha; e quem bate lhe será aberto.”
A MÃE DOS FILHOS DE ZEBEDEU
Essa
mulher é mencionada em três ocasiões na Bíblia. Em Mt 27:56, descobrimos que
ela também se chamava Maria. Witness Lee diz que ela era mãe de João e Tiago.
Na primeira vez que ela é mencionada, ela faz uma pergunta que pode demonstrar
sua vaidade e seu orgulho de mãe. Ela quer saber se seus filhos estarão entre os
primeiros no reino dos céus (Mt 20:20). Note que aqui também existe outra ousadia para a época, uma mulher fazendo
uma pergunta diretamente para um mestre das Escrituras. Isso só pode ter
acontecido, porque Jesus era muito aberto para as mulheres e as tratava como
iguais. Apesar da sua pergunta tola, parece que ela aprende a lição e segue o
seu mestre até o fim. Na crucificação, ela é mencionada nominalmente como uma
das mulheres que estava presente, enquanto todos os discípulos homens fugiram
por medo de perseguição. Segundo o Evangelho de Mateus, ao ressuscitar, Jesus
aparece para ela e para Maria Madalena simultaneamente ou quase. Eu senti que
Witness Lee fez uns contorcionismos para tentar explicar que Jesus apareceu
para Maria Madalena primeiro.
A MULHER COM O VASO DE ALABRASTO
Segundo
o Evangelho de Mateus, Jesus estava jantando numa casa, uma certa mulher
apareceu com um olho fino e perfumado e derramou-o sobre o corpo dele. Os
discípulos recriminaram o gesto dessa mulher, mas Jesus a defendeu (mais uma
vez, Jesus defendendo mulheres!) e disse que, aonde o seu Evangelho fosse
pregado, o gesto daquele mulher seria lembrado (Mt 26:13). A tradição associa
essa mulher a Maria Madalena. Mas uma mulher com esse nome só é mencionada na
crucificação e na ressurreição.
AS MULHERES NOS DISCURSOS DE JESUS
Na
língua inglesa, houve uma luta para tornar o idioma mais imparcial quanto ao
sexo. Por exemplo, em inglês, hoje é considerado de mau gosto escrever uma
frase como “os dirigentes de
empresas devem se capacitar continuamente, uma vez que eles devem responder a um mercado exigente.”. O correto
seria “os dirigentes (não existe
diferenciação de gênero pelo artigo em inglês) de empresas devem se
capacitar continuamente, uma vez que eles
e elas devem responder a um mercado exigente.”. Se você escrever da
primeira forma num contexto profissional, você será mal visto.
Parece
que Jesus já sabia disso, porque todas as metáforas e parábolas abrangem os
dois sexos. Ele dava um exemplo com homens, em seguida, outro com mulheres. O
que será que Jesus quis dizer com isso? Não seria a igualdade de tratamento
entre homens e mulheres? O exemplo mais claro disso é comparar Mt 24:40 com Mt
24:41. Também há Mt 13:33 e Mt 25: 1-13.
OS RELIGIOSOS TINHAM ALGUM PROBLEMA COM SEXO
É
interessante notar que quando os religiosos mencionam a obra de João Batista,
diz que ele pregava para cobradores de
impostos e pecadores. Quando Jesus menciona as obras de João Batista,
diz que ele pregava para cobradores de
impostos e meretrizes e acrescenta que eles entrarão antes dos
religiosos no reino dos céus (Mt 21:31-32). No fundo, as duas partes disseram a
mesma coisa, mas é interessante notar: Por que os religiosos não disseram
meretriz e Jesus diz?
Apesar
de não poderem dizer a palavra meretriz, parece que sexo, adultério e divórcio
já eram problemas muito comuns nos tempos de Jesus. Ele é questionado sobre
isso quatro vezes (Mt 5:27-28, Mt 5:32, Mt 19:3-12 e Mt 22-24-30). Numa sociedade onde era dificílimo conseguir comida, não se tornar um
escravo e não morrer de forma violenta, é surpreendente que o tema mais perguntado a
Jesus fosse sexo. Isso diz muito sobre os problemas psicológicos que
levaram os homens ao machismo naquele contexto.
Para
aqueles que defendem que Maria Madalena era prostituta e teve um caso com
Jesus, embora seja uma estória muito divertida no nível da ficção, recomendo
que leiam Mt 19:3-12. Um homem que fez esse discurso, se foi minimamente
coerente (e estamos assumindo que Jesus era), não poderia ter sido casado com
uma mulher às ocultas. Ele seria publicamente
casado com Maria Madalena e a Bíblia traria relatos de sua festa de casamento.
Uma vez que isso não existe, assumo que nunca aconteceu. Na verdade, acho até
um pouco machista, essa estória de Maria Madalena ter sido prostituta e amante
de Jesus. Para ser uma mulher interessante, sábia, fiel, religiosa,
um exemplo, Maria Madalena não poderia simplesmente ter sido uma mulher normal?
Muito
obrigada por acompanhar o nosso trabalho. Por favor, fique à vontade para
deixar críticas, comentários e sugestões. Acompanhe as novidades também pela
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BOA SEMANA!
BOAS LEITURAS!
Lista de Mulheres Ativamente Participantes do Evangelho de Mateus
Mulheres na Genealogia de Jesus | ||
Tamar | Mt 1:3 | |
Raabe | Mt 1:5 | |
Rute | Mt 1:5 | |
da que fora mulher de Urias | Mt 1:6 | |
Maria | Mt 1:16 | |
Concepção de Jesus | Maria | Mt 1:18 |
mãe | Mt 1:18 | |
Maria | Mt 1:20 | |
ela | Mt 1:21 | |
virgem | Mt 1:23 | |
mulher | Mt 1:24 | |
ela | Mt 1:25 | |
Visita dos Reis Magos | Maria | Mt 2:11 |
mãe | Mt 2:11 | |
Fuga para o Egito | mãe | Mt 2:13 |
mãe | Mt 2:14 | |
Massacre de bebês | Raquel | Mt 2:18 |
Retorno a Israel | mãe | Mt 2:20 |
mãe | Mt 2:21 | |
Vida adulta de Jesus | sogra de Pedro | Mt 8:14 |
ela | Mt 9:18 | |
Ressurreição da filha do chefe | filha | Mt 9:18 |
ela | Mt 9:18 | |
ela | Mt 9:18 | |
menina | Mt 9:24 | |
menina | Mt 9:25 | |
ela | Mt 9:25 | |
Mulher com fluxo de sangue | mulher | Mt 9:20 |
filha | Mt 9:22 | |
mulher | Mt 9:22 | |
Rejeição à família | mãe | Mt 12:46 |
mãe | Mt 12:47 | |
Morte de João Batista | Herodias | Mt 14:3 |
mulher | Mt 14:3 | |
filha de Herodias | Mt 14:6 | |
mãe | Mt 14:7 | |
ela | Mt 14:7 | |
jovem | Mt 14:11 | |
ela | Mt 14:11 | |
mãe | Mt 14:11 | |
Cura da mulher gentia | mulher cananéia | Mt 15:22 |
filha | Mt 15:22 | |
ela | Mt 15:27 | |
mulher | Mt 15:28 | |
filha | Mt 15:28 | |
Maior no reino | mãe dos filhos de Zebedeu | Mt 20:20 |
Mulher com vaso de alabrasto | mulher | Mt 26: 7 |
mulher | Mt 26: 10 | |
ela | Mt 26:12 | |
ela | Mt 26:13 | |
Negação de pedro | uma criada | Mt 26:69 |
outra criada | Mt 26:71 | |
Julgamento de Jesus | mulher de Pilatos | Mt 27:19 |
Crucificação | muitas mulheres | Mt 27:55 |
Maria Madalena | Mt 27:56 | |
Maria mãe de Tiado e de José | Mt 27:56 | |
mãe dos filhos de Zebedeu | Mt 27:56 | |
Ressurreição | Maria Madalena | Mt 27:61 |
a outra Maria | Mt 27:61 | |
Maria Madalena | Mt 28:1 | |
a outra Maria | Mt 28:1 | |
mulheres | Mt 28:5 | |
elas | Mt 28:8 | |
elas | Mt 28:9 | |
elas | Mt 28:11 |
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