ESCRITORAS REJEITADAS PELA ABL: CONCEIÇÃO EVARISTO E CLARICE LISPECTOR

CONCEIÇÃO EVARISTO

Domingo, 2 de setembro de 2018. Esta semana, a Academia Brasileira de Letras (ABL) elegeu mais um imortal. Houve disputa entre dois candidatos: Conceição Evaristo e Cacá Diegues. O segundo foi o escolhido. Conceição Evaristo poderia ter sido a nona mulher a ocupar uma cadeira na ABL, além de ser a primeira mulher negra.

Obra máxima de Conceição Evaristo

Conceição Evaristo nasceu numa comunidade periférica de Belo Horizonte em 1946. Ela conseguiu conciliar seus estudos trabalhando como empregada doméstica. Após passar num concurso público, conseguiu se formar no curso de Letras, depois fez mestrado e doutorado. Atualmente é professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Livro ganhador do Prêmio Jabuti.

Sua principal obra é Ponciá Vicêncio, já traduzida para o inglês e lançada nos EUA. Ainda não li, mas entrou para a lista. Além disso, sua coletânea de contos, Olhos D´Água venceu o Prêmio Jabuti em 2015, na categoria Contos e Crônicas. Este é o maior prêmio literário brasileiro. Também entrou para a lista.

Confira a entrevista de Conceição Evaristo no link abaixo:



CLARICE LISPECTOR

Assim como Conceição Evaristo, Clarice Lispector também foi uma grande escritora brasileira que a ABL desprezou. Uma vergonha para a ABL. Quando eu estava no ensino médio, fui obrigada ler as obras de Clarice Lispector. Li A Hora da Estrela e Laços de Família, se não me engano. Na época, não gostei muito. Sem contar essa entrevista dela que não ajudava nem um pouco... Ela parecia muito perturbada nesse vídeo.



Este ano um aluno me recomendou outro livro de Clarice Lispector: Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres. Tem apenas 89 páginas e foi um dos melhores livros que já li na vida. Na adolescência eu não tinha maturidade suficiente para ler Clarice. Recomendo muito este livro. Se você também leu Clarice antes e não gostou, dê uma segunda chance a ela por meio dessa obra.

Livro recomendado pelo blog.


ESTAMOS ENTRANDO DE FÉRIAS. A NOSSA PRÓXIMA POSTAGEM SÓ VIRÁ NO DIA 23 DE SETEMBRO.

Muito obrigada a você que acompanha o nosso trabalho. Por favor, fique à vontade para deixar seus comentários. Também é possível acompanhar as novidades pela nossa página no Facebook.

BOA SEMANA!
BOAS LEITURAS!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

" SE MACHADO DE ASSIS EXISTIU, O BRASIL É POSSÍVEL" - NÉLIDA PIÑON

XÔ, PREGUIÇA! APRENDA UM NOVO IDIOMA!

NUNCA DEIXE DE ACREDITAR - CHRISTINA RICKARDSSON