O QUE É CIBERNÉTICA?
Boa noite, pessoal. Nas últimas semanas, li:
·
O
Caminho de D”us de Moshe Chaim Luzzato;
·
Criar
Filhos no Século XXI
de
Vera Iaconelli;
·
A
Criança com Asma e sua Família – Avaliação Psicossomática e Sistêmica
da Professora Doutora Dóris Lieth Peçanha da Universidade Federal de São Carlos
(UFSCar);
·
Descubra
seus Pontos Fortes 2.0
de
Tom Rath;
·
Tudo é Linguagem da
pediatra e psicanalista infantil, Françoise Dolto.
Finalmente li 18 livros neste ano, o que
quer dizer que, na média, li dois livros por mês até agora (sou impulsionada
por metas). Aprendi coisas úteis com cada uma das leituras, mas de qual é
melhor falar?
Vou falar de Cibernética, então. Por incrível que
pareça, aprendi sobre isso no livro sobre crianças com asma. No livro, ao falar
da transição entre a Primeira e a Segunda Revolução Cibernética, a autora mencionou a
importância dos trabalhos do neurobiólogo chileno Humberto Maturana
(nascido em Santiago, em 1928, biografia na Wikipédia aqui) e do biólogo e
filósofo, também chileno, Francisco J. Varela (Santiago, 1946 – Paris,
2011, biografia na Wikipédia aqui).
O bom é que eu não sei nem o que é
cibernética direito, de repente, tive que aprender que esse campo do saber já
passou por duas revoluções e que o trabalho dos pesquisadores chilenos foi
muito importante para que isso acontecesse. O melhor é que aprendi sobre isso
lendo um livro sobre asma (e pesquisando na internet depois). Eu imaginava que cibernética obrigatoriamente tivesse a ver com robótica e robôs e todas aquelas coisas relacionas à ficção cientítica. Fiquei surpresa em descobrir que cibernética é muito mais do que isso e muito diferente disso.
MAS O QUE É CIBERNÉTICA?
A cibernética é uma ciência, nascida em
1942, que tem por objetivo desenvolver técnicas e linguagem que nos permita
abordar o problema do controle e da comunicação em geral, tanto em animais (e
seres humanos) quanto em máquinas. Por natureza, ela é uma ciência
interdisciplinar. A cibernética estuda os fluxos de informação que rodeiam um
sistema, seja ele animado ou inanimado. Basicamente, estou resumindo
informações que tirei da Wikipédia (link aqui). Achei este
vídeo do Itaú Cultural que explica muito bem o conceito e é bem curtinho (1
minuto e 16). Vou deixa-lo aqui embaixo.
Além disso, descobri que também existe a
pedagogia cibernética e a pedagogia cibernética-sistêmica.
MAS O QUE É PEDAGOGIA CIBERNÉTICA?
Voltando aos nossos Hermanos chilenos, Humberto Maturana se tornou famoso por desenvolver o
conceito de autopoiese.
Um sistema autopoético,
por exemplo, um ser humano, é um sistema capaz de se autodefinir, se
autoconstruir e, frequentemente, se renovar, a partir das duas ações
anteriores. Ou seja, esse ser é autônomo para “mexer” com seus constituintes
básicos que são, a estrutura e a organização. A estrutura são os componentes
desse sistema (no nosso exemplo, do ser humano). Define-se organização como a
relação entre esses componentes. Eu entendi que podemos pensar, por exemplo,
nos componentes que formam um ser humano e suas relações entre si.
Além desses dois constituintes, existe
também o meio. Mas, na visão de Maturana, o meio depende intimamente do ser que
responde aos estímulos que provoca, sendo os estímulos respondidos de acordo
com relações internas do ser (humano) perante esse estímulo externo. Ou seja, o
estímulo vem de fora, mas a reação parte de relações internas do ser.
Maturana atribuiu essa característica ao
processo cognitivo (de aprendizado), contrapondo ao que se pensava
anteriormente, que eram os estímulos externos que geravam o aprendizado. Ou
seja, anteriormente se acreditava que era aula expositiva dos professores
(estímulo externo) que geravam o aprendizado nos alunos. Maturana veio e disse
que as condições internas dos alunos (e aí não podemos pensar só em
inteligência cerebral, mas, sim, em diversos fatores) e como essas condições
internas interagem dentro desses organismos vivos, chamados alunos, que gera o
aprendizado. Parece óbvio agora, mas foi revolucionário na época.
Muito pouco tem a ver com estímulos
externos, pois um mesmo estímulo pode gerar diferentes aprendizados. Por
exemplo, eu aprendi sobre cibernética, lendo um livro sobre asma. Agora estou
compartilhando com vocês, e o que vocês aprendem com isso?
Muito obrigada por permitirem que eu
compartilhe isso. Querendo saber mais novidades, vocês me acham no Facebook e no Instagram.
BOAS LEITURAS!
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