O que é Omnichannel? A mágica das vendas online
Quando uma empresa vende por diversos canais, é comum falarmos sobre esses níveis de integração entre os canais. Dessa forma, um canal não canibaliza as vendas de outro canal. Ao contrário, um canal apoia as vendas do outro (ou dos outros).
Por exemplo, as lojas físicas (canal tradicional de venda física) fornecem a infraestrutura para a entrega das vendas online (feitas por diversos canais, tais como site, marketplace ou app).
No
limite, objetiva-se a integração absoluta e imperceptível para os consumidores.
Isso é chamado “omni-canalidade”. Também existem os termos “multi-canalidade” e até “cross-canalidade”.
Fonte: Pixabay - Crédito da Imagem: ijmaki |
OMNI- & MULTI-CANALIDADE: QUAL A DIFERENÇA?
Não existe um consenso acadêmico sobre a
definição de cada termo. Sabe-se apenas, que eles não são a mesma coisa (MELACINI
et al., 2018).
Ou seja, a consenso
em que não há consenso sobre as definições. E também há consenso de que essas
definições são diferentes.
Vamos começar, pela mais simples (MELACINI
et al., 2018).
Omnichannel
e Multicanalidade possuem diferenças de:
1.
FOCO:
·
Na Multicanalidade, os canais são
interativos;
· No Omnichannel, os canais são interativos e existem canais de comunicação em massa (por exemplo, nas redes sociais).
2.
INTEGRAÇÃO:
·
Na Multicanalidade, os canais são separados,
sem nenhuma sobreposição;
· No Omnichannel, os canais são integrados, oferecendo uma experiência de Seamless.
O QUE É SEAMLESS?
Seamless quer
dizer “sem costura” em inglês. É uma metáfora usada, em comparação com a alta
costura, cujo o fato de consumidores não perceberem a costura da roupa é
comumente aceito como prova de sofisticação.
Fonte: Unsplash - Crédito da Imagem: Obi Onyeador |
3.
GESTÃO:
·
Na Multicanalidade, a gestão é por canal,
com metas por canal (i.e., vendas por canal, experiência por canal);
· No Omnichannel, a gestão é integrada de todos os canais. Ela possui objetivos transcanais (isto é, total de vendas, experiência completa do consumidor).
4.
DADOS:
·
Na Multicanalidade, os dados não são
compartilhados e não são integrados com outros canais;
·
No Omnichannel,
os dados são compartilhados e integrados entre todos os canais. Isso gera uma
interface e uma discussão muito interessante com a Lei Geral de Proteção de
Dados (LGPD). Mas vai ficar para um próximo post.
Se você gostou deste, provavelmente também gostará do que eu escrevi
sobre marketplaces (link aqui).
Muito obrigada. Se quiser conversar mais, você me acha por aí, nas redes
sociais...Instagram, Facebook e LinkedIn.
SOBRE A AUTORA
Sou Isotilia, algumas pessoas também me conhecem como Ada. Sou
engenheira, fascinada por tomadas de decisão em ambientes complexos e
negociações. Sou apaixonada por Mentoria, Educação, Consultoria, Orientação e
Pesquisa na área de Gestão e Tomada de Decisão, principalmente aquelas que
envolvem a integração de métodos quantitativos e inteligência artificial.
Sou mestra e doutora em Engenharia de Produção pela Universidade de São
Paulo (USP). Atualmente estou fazendo MBA em Negócios Digitais (USP) e sou
orientadora dos projetos finais do curso de MBA em Gestão de Projetos (USP),
desde 2018. Em transição para assumir um projeto na Universidad Adolfo Ibáñez
(UAI), no Chile, reconhecida por ter a melhor Escola de Negócios da América
Latina. Já orientei mais de 50 projetos de gestão, apliquei-os a diversos
setores.
Minha tese de doutorado foi o desenvolvimento de um modelo de gestão de custos de estoque, aplicado ao comércio eletrônico. Na minha dissertação de mestrado, desenvolvi indicadores para medir o desempenho de corredores de transporte, integrando três pilares da sustentabilidade (econômico, social e ambiental).
REFERÊNCIAS CITADAS NO TEXTO:
MELACINI, Marco et al. E-fulfilment and
distribution in omni-channel retailing: a systematic literature review. International Journal of Physical
Distribution & Logistics Management. Londres. p. 391-415. fev. 2018.
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