Os Melhores Livros entre os 700: Quem foi Eufrásia Teixeira Leite?

 Entre os melhores livros que tive a oportunidade de ler, está Um Mapa Todo Seu de Ana Maria Machado.


O livro Um Mapa Todo Seu é um livro para o público adulto. Trata-se da biografia (romantizada) da investidora Eufrásia Teixeira Leite (1850 – 1930), com alguma ênfase no seu relacionamento amoroso com Joaquim Nabuco (1849 – 1910).


A investidora Eufrásia Teixeira Leite


Eufrásia Teixeira Leite, nascida em Vassouras (interior do Rio de Janeiro) foi uma herdeira, investidora e filantropa brasileira. Seu pai tinha uma visão de vanguarda da economia e da educação feminina. Vindo de uma família de cafeicultores, ele já vira que a nova economia não era compatível com a escravização de pessoas, passou a atuar no mercado financeiro e educou as filhas em contabilidade. Eufrásia se tornou uma das primeiras investidoras globais do mundo. Ela foi um Warren Buffet da sua época. Operava em Paris, quando ainda era proibido que mulheres operassem na Bolsa de Valores. Como ela não podia entrar na Bolsa, ela tinha um representante que fazia as transações por ela. Ela chegava até a porta da Bolsa, ficava de pé lá e dava as ordens para o seu representante.

Retrato de Eufrásia feito por Carolus Duran Quadro a óleo exposto no Museu Casa da Hera em VassourasRio de Janeiro, Brazil. Ministério da Cultura do Brasil - MINC/IBRAM

Quem foi um dos representantes de Eufrásia na Bolsa de Paris? Paul Gauguin (1848 – 1903). Sim, pintor francês pós-impressionista, que posteriormente emigrou para o Taiti e lá faleceu.

Paul Gauguin (1848 - 1903)


Quando Eufrásia morreu, possivelmente ela era uma das pessoas físicas mais ricas do mundo (globalmente). Ela deixou um primo de confiança como seu testamenteiro. Quando a morte dela foi confirmada em Vassouras (no Rio de Janeiro), ele entrou correndo na casa, pegou o testamento e, como a ajuda de uma empregada de confiança de Eufrásia, saiu pela janela da casa e correu a cavalo por vários dias (com o testamento) até chegar em outro estado. Tudo isso, para não ser morto pelos parentes de Eufrásia, que queriam mata-lo e fraudar o testamento. Eufrásia fez várias obras de filantropia durante a sua vida. Os parentes obviamente protestaram na justiça contra o testamento, mas Eufrásia deixou uma parte da sua herança para o Santa Casa de Misericórdia de Vassouras. Como os habitantes de Vassouras ameaçaram os parentes de Eufrásia de linchamento, eles desistiram de tomar o dinheiro da Santa Casa. Em Vassouras, também existe o Museu da Casa da Hera, na casa, onde Eufrásia morava. Eu tive o prazer e o privilégio de visita-lo. Assim que eu terminei de ler o livro, fui a Vassouras conhecer o lugar onde tudo aquilo tinha acontecido. Recomendo o museu, assim como recomendo a leitura deste livro.

Joaquim Nabuco (1849 – 1910)

Eufrásia, Joaquim Nabuco, José de Alencar e o Machismo da Época

Além disso, ela teve um romance com o político abolicionista brasileiro e diplomata Joaquim Nabuco. Esse romance durou mais de 20 anos e eles inclusive moraram juntos em um hotel próximo da Floresta da Tijuca. Mas eles foram, na minha opinião, vítimas da sua época e da cultura retrógrada de então. Por exemplo, o escritor José de Alencar (1829 – 1877) era militante a favor da escravidão. Sim, aquele José de Alencar que escreveu O Guarani, e nós tínhamos que estudar na escola. Ele era militante a favor da manutenção da escravidão. E o Joaquim Nabuco era contra. Eles eram rivais ideológicos e políticos.

José de Alencar (1829 – 1877)


O que o José de Alencar fez? Escreveu o livro Senhora. Se vocês se lembram, Senhora é um romance em que uma mulher rica comprava um homem pobre e submisso para que ele se casasse com ela. Quando eu li Senhora, eu tinha uns 12 ou 13 anos. Eu não conhecia a história da Eufrásia e do Joaquim Nabuco. Mas o povo da época no Rio de Janeiro, sabia. Todo mundo sabia que a mulher o romance era Eufrásia e o homem era Joaquim Nabuco. Nabuco virou chacota popular na época. Todo mundo ria dele por causa do romance com Eufrásia. Doeu no “orgulho masculino” dele e isso deve ter afetado o relacionamento. Fiquei com nojo do José de Alencar quando soube disso. Quem é que escolheu os livros que deveriam ser estudados pelas crianças nas escolas?



Ana Maria Machado

Por última, preciso contar que Ana Maria Machado é uma escritora brasileira (carioca), jornalista, professora e pintora. Ela é uma Imortal da Academia Brasileira de Letra (ABL) desde 2003 e foi a primeira (e a única até hoje) mulher presidente da ABL.

Ana Maria Machado. Foto de Fernando Frazão / Agência Brasil - http://agenciabrasil.ebc.com.br/galeria/2013-10-22/abertura-da-exposicao-raul-pompeia-e-aluisio-de-azevedo-no-teleferico-do-alemao

Ela escreve livros adultos e infantis. Mas se tornou famosa principalmente pelos livros infantis. Sua obra máxima é um livro infantil chamado Bento que Bento é Frade. Ana Maria também ganhou o Prêmio Hans Christian Anderson em 2000. Esse prêmio é internacional e voltado para autores de literatura infanto-juvenil. Esse prêmio é conhecido como o Nobel da literatura infanto-juvenil, uma vez que o Prêmio Nobel dificilmente é dado a autores desse gênero.



Muito obrigada. Se quiser conversar mais, você me acha por aí, nas redes sociais...Instagram, Facebook e LinkedIn.

 

Boa semana!

Sobre a autora

Sou Isotilia, algumas pessoas também me conhecem como Ada. Sou engenheira, fascinada por tomadas de decisão em ambientes complexos e negociações. Sou apaixonada por Mentoria, Educação, Consultoria, Orientação e Pesquisa na área de Gestão e Tomada de Decisão, principalmente aquelas que envolvem a integração de métodos quantitativos e inteligência artificial.

Sou mestra e doutora em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente estou fazendo MBA em Negócios Digitais (USP) e sou orientadora dos projetos finais do curso de MBA em Gestão de Projetos (USP), desde 2018. Em transição para assumir um projeto na Universidad Adolfo Ibáñez (UAI), no Chile, reconhecida por ter a melhor Escola de Negócios da América Latina. Já orientei mais de 50 projetos de gestão, apliquei-os a diversos setores.

Minha tese de doutorado foi o desenvolvimento de um modelo de gestão de custos de estoque, aplicado ao comércio eletrônico. Na minha dissertação de mestrado, desenvolvi indicadores para medir o desempenho de corredores de transporte, integrando três pilares da sustentabilidade (econômico, social e ambiental).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A SUÍÇA E SEUS ESCRITORES: DE ROMANCES A LIVROS EMPRESARIAS

HISTÓRIAS ÍNTIMAS – MARY DEL PRIORE

TRÊS TEMPLOS NA ÍNDIA: AKSHARDHAM, GALTAJI e SIDDHIVINAYAK