EEB ALLAY OOO! - ÍNDIA NA MOSTRA INTERNACIONAL ONLINE DE CINEMA EM SÃO PAULO

Até dia 4 de novembro, está disponível, online e gratuitamente, a 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (em parceria com o Sesc Digital, link aqui). Estou assistindo ao máximo de filmes possível e, por isso, vou comentar os melhores aqui.

EEB ALLAY OOO!

Ficção indiana de 2019, dirigida por Patreek Vas (concorrendo ao prêmio de Novos Diretores). O filme conta a história de um jovem pária, chamado Anjani, que emigrou da sua aldeia e mora em uma favela de Nova Délhi (capital da Índia) com a sua irmã, grávida, e seu cunhado.


Pôster do filme. Fonte: Wikipédia.


Pária é um representante da casta mais baixa da Índia, também chamado de dalit ou intocável. Atualmente o sistema de castas é proibido na Índia. Mas ainda existem situações de preconceito, principalmente em rituais religiosos ou em cidades do interior. 

SINOPSE

O cunhado de Anjani arruma um trabalho para ele, de espantador de macacos da Colina Raisina, onde fica sede do governo indiano. Só que Anjani tem fobia de macacos. Ele morre de medo dos animais, mas tem de espantá-los o dia todo e não pode matá-los ou causar-lhes mal, pois são considerados animais sagrados.


Cúpula do Palácio Presidencial. Fonte: Wikipédia.


Além disso, existem pessoas que vêm diariamente alimentar os macacos em devoção religiosa (o que é proibido), e Anjani também tem que impedir que essas pessoas façam isso. O filme é ótimo e vale a pena assistir! É um feito para um gosto mais global, então, não precisa ter medo de ser uma “pastelada musical” de Bollywood. Todo o resto do post é para falar da minha paixão: apresentar os locais que aparecem no filme e um pouco mais da Índia.

COLINA RAISINA

A Colina Raisina possui 266 m de altitude, isto é,  ela fica 18 metros acima da região ao redor. Na colina, ficam o Palácio Presidencial (Rashtrapati Bhavan), residência do Presidente da República, e o Edifício dos Secretariados, residência do Primeiro Ministro e sede dos ministérios mais importantes.


Colina Raisina com o Palácio Presidencial (cúpula ao fundo no centro) e os Edifícios dos Secretariados (lados direito e esquerdo). Fonte: Wikipédia

PARLAMENTO INDIANO

A Colina Raisina também é rodeada pelo Parlamento da Índia, o corpo legislativo do país. A Índia é uma legislatura em duas câmaras, composta pelo Presidente da Índia (atualmente o senhor Kovind) e as duas casas: a casa do Conselho de Estados (Rajya Sabha, composta por 545 representantes eleitos) e a Casa do Povo (Lok Sabha, composta por 245 representantes eleitos). O presidente, no seu papel de líder legislativo, tem poderes de convocar e prorrogar ambas as casas do Parlamento e de dissolver a Casa do Povo. O presidente só pode exercer esses poderes com o consentimento do Primeiro Ministro (atualmente o senhor Modi) e seu Conselho Ministerial. 


O então presidente norte-americano, Barack Obama, então discursando no Parlamento indiano. Fonte: Wikipédia.

RAJPATH

Outro ponto turístico importante é Rajpath (O Caminho do Rei), uma avenida cerimonial de Nova Délhi, que começa no Palácio Presidencial, na Colina Raisina, e termina no Portão da Ínida. O Portão da Índia é um memorial para os 70.000 soldados indianos que morreram lutando pelo Reino Unido na Primeira Guerra Munidal, entre 1914 e 1921. Embora a guerra tenha acabado oficialmente na Europa em 1918, os indianos foram obrigados a continuar lutando em outras partes do Oriente e do Oriente Médio e na Terceira Guerra Anglo-Afegã.


Portão da Índia, visto a partir do Rajpath. Fonte: Wikipédia.


Eu tive o privilégio de visitar a avenida Rajpath e não vi nenhum macaco. Provavelmente os espantadores fizeram bem o trabalho deles. No filme, aparece um evento muito marcante para a República da Índia, as celebrações dos Desfiles do Dia da República. Essa celebração começa todo dia 26 de janeiro e dura 3 dias, envolvendo desfiles militares, carros alegóricos e muito mais. A festa comemora a promulgação da Constituição da Índia em 26 de janeiro de 1950. 26 de janeiro (de 1929) também foi a data em que a Índia declarou Independência do Reino Unido.


Vista áerea do Rajpath durante as celebrações do Dia de República. Fonte: Wikipédia.


É fascinante falar sobre outros países e culturas. Gostaria de fazer paralelos com outros livros que li e filmes que vi. Mas o post já está bem longo. Vou deixar os links, divididos por tema: 

HINDUÍSMO

·       Três templos indianos, Akshardham (Nova Délhi), Galtaji (Jaipur) e Siddhivinayak (Mumbai) (clique aqui);

·       Galtaji, um templo dedicado a macacos, na cidade de Jaipur, na província do Rajastão, centro-norte da Índia (clique aqui);

·       Considerações gerais sobre a Geografia da Índia e suas sete cidades sagradas (clique aqui);


Varanasi, uma das sete cidades sagradas hindu. Fonte: Wikipédia.


REVOLUÇÃO NAXALITA

·       Um romance histórico sobre uma revolução comunista que aconteceu em uma província no nordeste da Índia, chamada Bengala Ociental (capital, Calcutá), na década de 50. Esse evento ficou conhecido como a Revolução Naxalita (clique aqui);

DIVERSIDADE RELIGIOSA

·       Um romance autobiográfico que se passa em uma província do sudoeste da Índia, chamada Querala (capital, Tiruvanantapura). Essa província tem uma característica de possuir cerca de 18% da população cristã síria. Tradicionalmente, as mulheres cristãs dessa região usavam roupas e acessórios muito marcantes, para não serem confundidas com hinduístas. Brincos enormes na parte superior da orelha e alargadores. Clique aqui para acessar um site com algumas fotos. Os cristão, ao todo, são 2,3% da população indiana (cerca de 28 milhões de pessoas) e estão espalhados por diversas províncias (para saber mais, clique aqui). A autora do livro (filha de mãe cristã e pai hindu) atribui a tentativa de uma revolução comunista em Querala ao Cristianismo e à influência da Revolução Naxalita no nordeste do país. Ela faz as críticas mais mordazes ao comunismo que eu já li. Genial (para saber o nome do livro, clique aqui); 


Igreja de São Tomé Sírio-Malabar. Ponto turístico da região de Querala. O Cristianismo Sírio atualmente faz parte da Igreja Católica Romana. Fonte: Wikipédia.

·       Além disso, a sinagoga mais antiga dos 54 países da Commonweatlh (países que antes foram territórios do Reino Unido), fica na cidade de Chocim, na província de Querala. A sinagoga se chama Sinagoga Paradesi, fundada em 1568 por judeus portugueses, e está em atividade até hoje. Querala se destaca por sua tradicional tolerância religiosa. O sul da Índia como um todo, em especial, a costa oeste. Os judeus indianos que não emigraram para Israel, residem, em sua maioria, na costa oeste.


Sinagoga Paradesi, a sinagoga mais antiga das ex-colônias britânicas. Foi fundada por judeus portugueses em 1568 na cidade de Cochim, Querala, e permanece em atividade até hoje. Fonte: Wikipédia.


COLONIZAÇÃO PORTUGUESA

·        A costa oeste se chama Costa de Malabar e foi colonizada por portugueses. No norte da costa, ainda existem praticantes do catolicismo romano e a língua portuguesa é falada. Quando eu estive em Mumbai (maior cidade do Malabar), observei que a relação estava bem tensa com os católicos romanos. O primeiro-ministro adotou um estilo populista, nacionalista, que prega o hinduísmo como religião nacional e que as minorias religiosas devem ser curvar à maioria ou desaparecer. As igrejas só ficavam abertas com soldados do Exército escoltando as missas. E um outdoor do lado de uma igreja católica dizia “Democracias de verdade respeitam diversidade religiosa”. Destaco um livro, da época da invasão portuguesa (século XVI), que conta a luta contra os portugueses, pela visão de um militar indiano muçulmano. Atualmente os muçulmanos são, ao todo, 14,2% da população indiana, aproximadamente 172 milhões de pessoas, portanto, a maior religião não hindu (clique aqui);

RELAÇÃO ENTRE CASTAS

·        Por último, o clássico romance que narra a relação de uma rica dona de casa de Nova Délhi e sua empregada doméstica, uma intocável, A Distância entre Nós (clique aqui). Ao final do filme, eu fiquei com a impressão de que o diretor quis passar a metáfora de que os intocáveis são tratados como macacos até hoje.

Muito obrigada por permitirem que eu compartilhe isso. Querendo saber mais novidades, vocês me acham no Facebook e no Instagram.

 

BOAS LEITURAS!

Comentários

  1. Amo seus posts sobre diversas culturas! 😍 Dá ainda mais vontade de conhecer sobre o povo e seus costumes! Parabéns pelo fascinante trabalho!!! 🥰

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rô. Muito obrigada pelo incentivo. Acabei de lembrar de algo que pode te deixar triste... Na Índia, praticamente não tem gatos, porque os macacos atacam os gatos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A SUÍÇA E SEUS ESCRITORES: DE ROMANCES A LIVROS EMPRESARIAS

HISTÓRIAS ÍNTIMAS – MARY DEL PRIORE

TRÊS TEMPLOS NA ÍNDIA: AKSHARDHAM, GALTAJI e SIDDHIVINAYAK