DESCOBRINDO NOVAS REFERÊNCIAS: BLOGS, PODCASTS, SITES & LIVROS

Olá, pessoas! Todo domingo escrevo alguma coisa. Agora, nesse período de quarentena, estou lendo o que tenho disponível (aqueles livros que comprei ou ganhei, mas nunca li e que, por acaso, estão por aqui) e trabalhando na tese. Terminei de ler Pélagie-la-Charrette de Antonine Maillet. O livro é excelente, maravilho. Logo escrevo alguma coisa sobre ele.  Agora vou começar a ler o livro Meia-Noite e Vinte do escritor gaúcho Daniel Galera, que ganhei de uma amiga.

Próxima Leitura

Estão surgindo muitas listas de livros disponibilizados pelas editoras gratuitamente para essa quarentena. Como já discutimos anteriormente aqui, segundo a autora Sheena Iyengar (no livro The Art of Choosing, A Arte da Escolha), quem tem muitas escolhas, escolhe pior. Por isso, hoje eu tentei sistematizar as minhas opções.

Está na minha lista de leitura


BLOG DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA

Antes de tudo, quero anunciar que um grande amigo meu está fazendo um blog sobre coronavírus. Ainda está em construção, mas ele lê todas as notícias, resume e discute com clareza e simplicidade aquelas que têm embasamento científica. Conheça esse trabalho maravilhoso, clicando aqui.

PODCAST DE LITERATURA DE PELOTAS

Também quero recomendar o podcast sobre livros chamado Primeiras Páginas (acesse clicando aqui). Ele é feito em Pelotas no Rio Grande do Sul, por um grupo super criativo e interessante, chamado Grupo PET Educação. Eles fazem listas para adultos e para crianças. É público e gratuito. Eles leem as primeiras páginas de excelentes livros e fazem ótimas recomendações.

Recomendação de Podcast


LIVROS CIENTÍFICOS GRATUITOS


A primeira lista de livros gratuitos, de que fui informada, foi a lista da editora Springer. Uma editora científica de livros em inglês. Aqui vocês acham o link para uma lista de livros de matemática e estatística disponíveis. Aqui vou deixar o link de um artigo em inglês para a lista de livros de todas as áreas (Saúde, Humanidades, Ciências Exatas, etc.). Hoje eu baixei todos os livros técnicos da minha área, que podem ser interessantes para futuros concursos ou aplicações práticas. Ao todo, foram 22 livros.

LIVROS GRATUITOS NA AMAZON

Outra lista que me mandaram foi da Amazon, que disponibilizou mais de 50.000 livros gratuitamente (Acesse clicando aqui). É possível baixar o aplicativo do Kindle e os livros da Amazon pelo computador. Alguns já eram gratuitos antes, mas outros se tornaram gratuitos agora.

Livro baixado gratuitamente na Amazon

Para quem quer um livro romântico e cheio de esperança, eu baixei gratuitamente o livro: Uma esperança mais forte que o mar: A jornada de Doaa Al Zamel de Melissa Flemining e Ryta Vinagre. Deixo abaixo a sinopse:

A impressionante história de uma jovem, uma crise internacional e o triunfo do espírito humano.


À deriva no mar gelado, sem terra à vista — apenas destroços do naufrágio da embarcação e cadáveres flutuando a sua volta —, a jovem de 19 anos Doaa Al Zamel flutua com uma pequena boia inflável na cintura e segura duas crianças pequenas junto ao corpo. As crianças foram confiadas aos braços de Doaa pelos parentes que se afogavam, todos refugiados a bordo de um barco perigosamente superlotado com destino à Suécia e a uma nova vida. Durante dias, Doaa flutua, reza e canta para as crianças. Deve continuar viva por elas. Não deve perder a esperança.

Doaa Al Zamel era uma menina síria comum, criada em uma casa de uma cidade movimentada perto da fronteira com a Jordânia. Em 2011, porém, sua vida sofreu uma reviravolta quando os sírios começaram a se levantar contra seu próprio regime opressor. Sua família decidiu partir da Síria para o Egito, onde esperava ficar em paz até poder retornar ao país natal. Meses depois de sua chegada, o governo egípcio foi derrubado e o ambiente se tornou hostil para os refugiados.

Em meio a este caos, Doaa se apaixona por um jovem que lhe propõe casamento e a convence a fugir para a promessa de segurança e um futuro melhor na Europa. Depois de quatro dias de tensão no mar num pesqueiro dilapidado com outros quinhentos refugiados, outro barco, cheio de homens furiosos, gritando insultos, abalroa o pesqueiro, afundando-o e deixando que os passageiros se afogassem. É nesse ponto que realmente começa a luta pela sobrevivência de Doaa.

Melissa Fleming lança uma luz sobre a crise humanitária mais urgente de nossa época e traça um retrato inesquecível do triunfo do espírito humano.

Eu baixei outros 10 livros também. Entre eles, destaco As Mulheres, os Direitos Humanos e a Democracia da Rosiska Darcy de Oliveira, que é imortal da Academia Brasileira de Letras e Bahia – Inquisição e Sociedade de Luiz Mott, grande historiador e filho e irmão das escritoras, Odette de Barros Mott e Maria Lucia de Barros Mott.


TRÊS BIBLIOTECAS ONLINE

Para completar, eu dei uma olhada em algumas bibliotecas digitais que são sempre gratuitas: o Domínio Público (acesse clicando aqui), a Biblioteca Nacional (acesse clicando aqui) e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (acesse clicando aqui).

Por meio da terceira, eu conheci as obras da escritora Júlia Lopes de Almeida (Rio de Janeiro, 1862 – Rio de Janeiro, 1934), cuja filha, Margarida Lopes de Almeida, também era escritora e também possui obra disponível na Biblioteca Brasiliana. Baixei Oração à Santa Doroteia de Júlia Lopes de Almeida.

Escritora Júlia Lopes de Almeida (Rio de Janeiro, 1862 - 1934)


Também conheci a obra de Carlota Pereira de Queirós (São Paulo, 1892 – São Paulo, 1982), médica e primeira mulher a ser eleita deputada federal. Ela escreveu uma biografia do pai, que está disponível na Biblioteca Brasiliana.


Escritora Carlota Pereira de Queirós (São Paulo, 1892 - 1982), médica e primeira mulher eleita deputada federal no Brasil.


Por último, quero deixar as recomendações de leitura para a Quarentena da Professora de História pela Universidade de São Paulo e pela Princeton University (Estados Unidos), Lili Schwarz.




Muito obrigada por permitirem que eu compartilhe isso. Querendo saber mais novidades, vocês me acham no Facebook e no Instagram.
BOA SEMANA!

BOAS LEITURAS!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO SABER SE É UMA PESQUISA CIENTÍFICA DE VERDADE?

PRIMEIRAS IMPRESSÕES NO CANADÁ

SIM, EXISTEM POBRES NO CANADÁ, MAS É UM "POUQUINHO" DIFERENTE